Mais de 20 menores de idade se casaram em Alagoas no último ano, aponta Arpen
Adolescentes a partir dos 16 anos podem se casar com autorização de responsáveis
Vinte e três menores de idade, entre 16 e 17 anos, se casaram em Alagas no ano de 2022, de acordo com um levantamento solicitado pelo Portal 7Segundos à Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen).
Segundo a legislação brasileira, a partir dos 16 anos é permitido se casar com autorização de um responsável legal, ou se o adolescente for emancipado. Vale lembrar que a Lei n.º 13.811 de 2019 alterou a redação do art. 1.520 do Código Civil que antes permitia, em caso de gravidez, o casamento de menores de 16 anos.
O que significa que, apesar das críticas, o casamento entre o prefeito de Araucária (PR), Hissam Hussein, de 65 anos, com uma jovem de 16 anos, é considerado legal.
Dados da Arpen mostram que, entre 2021 e março deste ano, 7.228 menores de idade se casaram no Brasil. Só nos primeiros três meses deste ano, 718 pessoas entre 16 e 18 anos estabeleceram uma união civil.
De acordo com a ONG Girls Not Brides, com base em dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Brasil ocupa o quinto lugar no mundo em casamentos infantis em números absolutos. A ONU considera casamento infantil união em que pelo menos uma das partes é menos de 18 anos.
Últimas notícias
Inmet emite três alertas de baixa umidade para diversos municípios de Alagoas
Foragido da Justiça de Sergipe por sequestro e cárcere é preso em Maceió
Mulher é presa por tráfico de drogas em ponto de vans no Centro de Arapiraca
Hemoal levará equipe itinerante para coletar sangue em Coruripe nesta quinta (5)
Prefeitura de Maceió leva iluminação azul a viadutos e à Avenida Sílvio Vianna
Justiça concede liberdade provisória a suspeito de matar mulher a facadas em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
