Maceioenses tiram registro de nascimento pela primeira vez
Acontece em todo o Brasil a I Semana Nacional do Registro Civil
O registro de nascimento é o primeiro documento que toda pessoa deve ter na vida. É ele que abre as portas para todos os serviços que o cidadão tem direito. No país, cerca de três milhões de brasileiros ainda não existem oficialmente. Para mudar essa realidade, acontece a partir desta segunda-feira (08), a I Semana Nacional do Registro Civil.
Hoje, amanhã e quarta-feira (10), as atividades ocorrem na capital na Comunidade Espírita Nosso Lar, localizada na Rua Dr. Luís de Barros, no bairro do Vergel do Lago. A Maxcinny Helena, de 26 anos, foi ao local, para tirar pela primeira vez a certidão de nascimento do José Miguel, de cinco anos.
"Acabei deixando o tempo passar e perdi de me cadastrar nos benefícios do governo federal", disse a mãe que chegou às 6h.
Certidões de outros estados também estão podendo ser emitidas, como o caso da senhora Maria Edileuza, de 56 anos do Maranhão, mas que é residente em Maceió. "Precisei tirar um novo RG, mas a certidão estava muito velha. Então vim aqui para tirar a segunda via".
O cartório em Maceió manda automaticamente as informações para o outro estado que confirma os dados, e nova certidão é emitida aqui.
O presidente da Arpen Alagoasm, Wagner Falcão, falou da importância de eventos como esse para o resgate da cidadania. "Durante esses dias, poderemos ter um panorama da situação do subregistro na capital e formular mais campanhas sobre a importância do registro de nascimento".