Aprovação do marco fiscal vai impactar na redução da taxa de juros, diz Tebet
Após reunião com vice-governadores, ministra também destacou que mudanças feitas pelo relator do projeto agradam ao governo
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, se mostrou otimista em relação à aprovação do marco fiscal e afirmou que a nova regra impactará na redução da taxa de juros no Brasil. A declaração foi feita nesta segunda-feira (8), após uma reunião com vice-governadores.
“Vamos apresentar um arcabouço fiscal crível, flexível, seguro e, principalmente, que o governo federal tem condições de cumprir. A partir dessa aprovação do arcabouço, garantindo essa segurança jurídica, essa previsibilidade das contas públicas, não teremos mais como não impactar para menor a taxa de juros no Brasil”.
A declaração da ministra acontece após o Comitê de Política Monetária (Copom) ter mantido, em reunião na última quarta-feira (3), a taxa Selic em 13,75% ao ano. Este patamar está em vigor desde agosto de 2022.
De acordo com o comunicado do Copom, a decisão foi unânime, e o Comitê “não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado”.
Tebet também disse que as alterações realizadas pelo relator do projeto do novo marco fiscal, deputado Claudio Cajado (PP-BA), são bem vistas pelo governo e que o parlamentar encontrou uma alternativa equilibrada para o contingenciamento.
“As contribuições do deputado, elas são vistas com bons olhos, elas chegam num meio-termo de nem ter um ‘enforcement’, nem deixa tão solto”, afirmou Tebet.
Durante a reunião com os vice-governadores, a ministra também pediu apoio junto às bancadas estaduais no Congresso para a aprovação da reforma tributária e afirmou que haverá um fundo para compensar qualquer perda de receita dos Estados e municípios.
“Viemos tranquilizar sobre a reforma tributária e fizemos um pedido para que nos ajude a aprovar, junto com suas bancadas, a reforma tributária”, disse.
Na quinta-feira passada (4), Tebet havia dito que a aprovação da reforma tributária pelo Congresso Nacional continua sendo “prioridade absoluta” do governo. A expectativa da equipe econômica é que a reforma seja votada até julho deste ano.
Últimas notícias
Passageira de aplicativo morre após confronto na Linha Amarela, no Rio
Deputado Daniel lança livro com reflexões sobre desenvolvimento e justiça social durante Bienal
Lula vai despachar PL Antifacção ao Congresso com pedido de urgência
Prefeito Allan de Jesus participa em São Paulo da cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul 2025
Integrante do Comando Vermelho morre em confronto com a PM em Rio Largo
Colisão entre motos deixa mulher ferida na Avenida Menino Marcelo, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
