Saúde

Saúde de Maceió orienta sobre diagnóstico e tratamento da Doença de Chagas

Conhecimento sobre a enfermidade é essencial para se prevenir

Por Assessoria 13/05/2023 13h01
Saúde de Maceió orienta sobre diagnóstico e tratamento da Doença de Chagas
Saúde alerta para que não haja negligência sobre a Doença de Chagas - Foto: Foto: Reprodução/Internet

O trabalho executado pela Secretaria de Saúde de Maceió no controle da Doença de Chagas, causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, inclui o monitoramento e a investigação dos locais de incidência do triatomíneo, conhecido popularmente como barbeiro, havendo a notificação, a investigação de casos humanos e a assistência para o acompanhamento e o tratamento dos doentes.

A técnica da Gerência de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Transmissíveis (GVDATNT), Katherine Emery, destaca que a doença tem diversas formas de transmissão.

“Pode ser vetorial (contato com as fezes do barbeiro infectado após a picada), oral (ingestão de alimentos contaminados), vertical (durante a gestação ou parto), acidental (contato na pele ferida com material contaminado), transfusão de sangue ou transplante”, explica.

katherine enfatiza a importância do diagnóstico precoce. “A doença de Chagas é uma doença negligenciada que ainda existe e tende afetar a população mais vulnerável socioeconomicamente. É importante que os profissionais de saúde estejam sensíveis e capacitados para acolher, diagnosticar, tratar e acompanhar esses pacientes e, dessa forma, impactar na melhoria da qualidade de vida desses pacientes e seus familiares, bem como, no controle da doença", informa.

O que fazer caso encontre um Triatomíneo (barbeiro)

A orientação é não esmagar, apertar ou danificar o inseto, proteger a mão com luva/saco plástico, o inseto deve ser colocado em um recipiente plástico com tampa e preferencialmente vivo para que possa ser devidamente analisado.

É importante que os barbeiros coletados em diferentes ambientes sejam separados por rótulos e encaminhados para algum Posto de Informação de Triatomíneos (PIT).

Na impossibilidade de encaminhar a um PIT, ligar para o disque denúncia (82) 3312-5495, que será feito o recolhimento do inseto e serão realizadas as devidas orientações/encaminhamentos necessários.

Postos de Informação de Triatomíneos (PIT)

Tanto o acompanhamento como os medicamentos para a doença são assegurados de forma gratuita pelo SUS para a população, cuja prevenção e casos confirmados podem ser acompanhados pelas unidades de saúde do Município.