Quase 500 servidores terão os 28,86% de volta em seus contracheques já este mês
O anúncio foi feito pelo diretor-geral do Departamento de Administração de Pessoal

Os cerca de 500 servidores da Universidade Federal de Alagoas terão reativada na folha de pagamento já este mês a ação judicial referente à rubrica dos 28,86%. O anúncio foi feito pelo diretor-geral do Departamento de Administração de Pessoal, Bruno Morais, que comemora a vitória da gestão do reitor Josealdo Tonholo, que atuou junto com as entidades representativas da categoria, Adufal e o Sintufal.
“A reativação da rubrica dos 28,86% foi confirmada hoje (16) pelo MGI [Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos]. Essa notícia chega após 4 anos da sessão do Conselho Universitário [14/05/2019] que anulou todos os processos administrativos que apuravam o corte. É uma vitória e um alívio para os nossos servidores", declarou Morais.
O reitor Josealdo Tonholo está em Brasília, participando de reuniões com a bancada federal e, de lá, parabenizou toda a equipe do seu gabinete, do DAP e da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). “Quero dizer que essa é uma vitória de todos. Recebi a notícia, há pouco pelo nosso Departamento de Pessoal, que as rubricas dos 28,86%, que foram subtraídas dos contracheques dos 466 colegas da Universidade, que incluem aposentados e pensionistas, voltaram e devem ser pagas no salário de maio”, comemorou.
E completa: “Esse é um trabalho coletivo de todo time da gestão da Ufal, particularmente a Direção do nosso Departamento de Pessoal, a competência da nossa Pró-reitoria de Gestão de Pessoas - agradeço ao nosso pró-reitor Wellington Pereira e ao Bruno Morais pela ação forte e enérgica para chegarmos a esse desfecho - e agradeço também a toda equipe da Assessoria Técnica do nosso gabinete, liderada pelo nosso chefe de Gabinete, Ubirajara Oliveira, e a Rafaelly Paiva".
Tonholo fez um agradecimento especial à parceria permanente da Associação dos Docentes, a Adufal, e ao Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) suas assessorias jurídicas. “Todos foram fundamentais para conseguirmos chegar a esse resultado tão positivo para esses 466 servidores”, destacou.
Por fim, Tonholo fez questão de ressaltar que o apoio da bancada federal foi de suma importância para a reativação das rubricas. “Não podemos deixar de registrar que essa ação só chegou a esse desfecho porque pudemos contar com o apoio da nossa base parlamentar, particularmente o deputado Paulão e o senador Fernando Farias”, agradeceu.
O diretor Bruno Morais lembra que no último dia 3, ele e representantes da Adufal e do Sintufal estiveram com a ministra Esther Dweck. “Em decorrência de uma reunião realizada em Brasília, com a ministra Esther Dweck, intermediada pelo deputado federal Paulão, a pedido do professor Jailton Lira (Adufal) e do reitor, professor Josealdo Tonholo, o DAP realizou tratativas técnicas com a área judicial do MGI, de modo a esclarecer todos os pontos e garantir que a rubrica fosse reimplantada sem dúvidas jurídicas por qualquer uma das partes”, destacou, ao acrescentar: "No momento, apenas uma das ações retiradas em 2019 está retornando, após reconhecimento da própria AGU, mas é um precedente aberto no sentido da gestão buscar a reativação das ações cortadas naquele momento".
E completa: “Os quase 500 docentes da ação judicial poderão conferir o retorno da rubrica no contracheque final desta folha de maio de 2023, que será disponibilizado até a próxima sexta-feira (19). É uma grande vitória para a nossa Ufal e também a correção parcial de uma injustiça histórica!”.
Últimas notícias

Homem perde controle de veículo e colide em poste, em Arapiraca

Operação Ruído Zero aborda motociclistas com descarga alterada

Colisão entre motocicletas deixa duas pessoas gravemente feridas em Penedo

Prefeitura de Lagoa da Canoa promove corrida em homenagem ao Trabalhador

Lupi deixa Ministério da Previdência após escândalo de fraudes no INSS

Seprev lança guarnição bilíngue do Ronda no Bairro para reforçar segurança aos turistas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
