Parceria do MPAL com faculdades assegura atendimento odontológico a jovens em situação de vulnerabilidade
Ação atendeu crianças da Fundação Papa João Paulo II
O foco é minimizar as carências, buscando uma forma de assistência com garantia de direitos e criando oportunidade para que crianças e adolescentes se sintam, de fato, amparados. Por isso, o Ministério Público de Alagoas (MPAL) , por meio da 24ª Promotoria de Justiça (de Fundações) , tomou a iniciativa de convidar instituições para integrar um projeto de promoção de saúde bucal, tendo como protagonistas, na manhã desta sexta-feira (26), o Centro de Ensino Superior de Maceió (Cesmac) e a Universidade Mário Jucá (UMJ). Ao todo, 16 meninos e 13 meninas receberam atendimento odontológico nas duas unidades de ensino superior e a ação foi acompanhada pelo promotor de Justiça Givaldo Lessa e equipe, além dos coordenadores da Fundação Papa João Paulo II, conhecida Casa Dom Bosco, situada em Maceió, e dirigida pelo padre Tito Régis.
O promotor de Justiça Givaldo Lessa enfatiza a importância da parceria frisando que os ganhos são duplamente identificados.
“A ideia é aprimorar a atuação do terceiro setor estimulando as atividades-fim e promovendo assistência a jovens em condições de vulnerabilidade social. Hoje acompanhamos 30 adolescentes à Fejal, leia-se Cesmac, e à Fapec , leia-se Universidade Mário Jucá, todos da Fundação João Paulo II, composta pelas unidades Maria Auxiliadora e Casa Dom Bosco, e essa parceria se torna interessante não somente para os assistidos, mas simultaneamente para os estudantes os que, supervisionados, aprenderão, aperfeiçoando ainda mais seus conhecimentos”, declara Givaldo Lessa.
O reitor da UMJ, Mário César Jucá, evidenciou que tal parceria já é o início de um projeto a ser desenvolvido junto às comunidades, e elogiou o Ministério Público. “Surpreso ficamos , mais uma vez, com o trabalho desenvolvido pelo Ministério Público beneficiando jovens em estado de vulnerabilidade. Já fazemos vários atendimentos às associações e pessoas carentes do entorno. A instituição Dom Bosco já conhecíamos, no entanto a parceria consolida o que o Ministério da Educação tem orientado aos centros de ensino superior”, fala Mário Jucá. Segundo ele, antes havia uma determinação do MEC de que 10% da carga horária dos cursos fossem destinados a um projeto que atendesse a comunidade , porém, no momento, essa decisão está do Conselho Nacional da Educação.
Maria Edinaura Barros, colaboradora da Casa Dom Bosco, e que foi responsável pelo traslado das meninas, falou com emoção sobre a iniciativa.
“Tudo isso é muito importante porque quando elas chegam à entidade uma das maiores queixas é justamente problemas com os dentes, visto o tempo longo que fazem uso de drogas e se descuidam com a higiene da boca. Só temos que agradecer , pois é um gesto fraterno e que traz benefícios para elas que tanto precisam de assistência”, fala.
O coordenador da Clínica de Odontologia do Cesmac, Alan Aquino, descreveu como salutar essa experiência.
“Temos esse trabalho de assistência às pessoas carentes desenvolvido, sabemos da importância e dos efeitos que essa parceria causa, porque é algo que beneficia tanto quem precisa dos serviços quanto nossos alunos que estarão, de certa forma, desenvolvendo um treinamento, colocando em prática seus conhecimentos.
Para concluir, o promotor de Justiça Givaldo Lessa dá a boa notícia: “ pretendemos atender todas as crianças/adolescentes abrigados em Maceió, esse trabalho será continuado e realizado de forma regular, com o acompanhamento da Curadoria de Fundações, dando uma assistência odontológica de qualidade e permanente”.
O titular da Promotoria de Fundações aproveitou também para agradecer o apoio do procurador- geral de Justiça, ressaltando que disponibilizou as vans e colocou toda estrutura da Procuradoria-Geral para que a ação acontecesse, estendendo o reconhecimento ao Juízo da Infância e da Juventude, por meio da magistrada Fátima Pirauá, como à promotoria da Infância e da Juventude, representada pelo promotor de Justiça Alberto Vieira. Givaldo Lessa também direciona a gratulação a Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros que disponibilizaram integrantes para auxiliar no traslado, bem como para conversar com os adolescentes.
Últimas notícias
Carnafolia promete arrastão de muita música e animação em Junqueiro
Folia de Rua: SMTT Arapiraca define bloqueios para os dias de festa
Operação Cerco Fechado cumpre mandados judiciais em Palmeira dos Índios
Prefeitura de São Miguel dos Milagres promove capacitação em Boas Práticas na Manipulação de Alimentos
Sesau acolhe 17 novos médicos do Programa Mais Médicos em Alagoas
Polícia Civil prende homem por ameaçar, perseguir e agredir a esposa no Sertão
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
