Saúde

Cerca de 50% do público alvo ainda não se vacinou contra Influenza em Alagoas

Campanha vai turar enquanto houve doses disponíveis em Maceió

Por 7Segundos, com Assessoria 01/06/2023 10h10
Cerca de 50% do público alvo ainda não se vacinou contra Influenza em Alagoas
Vacinação contra a Influenza - Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

Maceió prorrogou a campanha de vacinação contra Influenza, enquanto houver doses disponíveis, para toda a população a partir dos 6 anos que ainda não se vacinou.

No entanto, apenas 53,37% do público alvo, gestantes, puerpérias, idosos, indígenas, e trabalhadores da saúde, ainda não se imunizaram. A cobertura vacinal dos povos indígenas em Alagoas está em 35,35%.

Os dados foram registrado nesta quinta-feira (01) e constam no Vacinômetro, ferramenta do Ministério da Saúde. A vacina disponível neste ano de 2023 é trivalente e a formulação é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. O imunizante é constantemente atualizado para que a dose seja efetiva na proteção
contra as novas cepas do vírus.

“É importante que as pessoas que ainda não se dirigiram aos postos, façam isso, pois só com a imunização é possível reduzir contágios, complicações, internações e mortalidade decorrente da infecção pelo vírus, principalmente dessa população-alvo, que está mais vulnerável ao vírus. A Prefeitura tem se empenhado em alcançar maiores coberturas, mas a população precisa fazer sua parte e procurar as unidades de saúde”, a gerente de Imunização de Maceió, Eunice Amorim.

Não é mais exigida a comprovação de pertencimento a algum público-alvo, portanto, as pessoas podem comparecer a um dos locais de vacinação portando apenas o documento de identificação e cartão de vacinação. Em algumas situações, é recomendado o adiamento da vacinação até a melhora do quadro de doenças febris agudas, moderadas ou graves e casos confirmados de Covid-19.