PF encontra mensagens sobre GLO e estudos de golpe e intima ex-assessores de Bolsonaro para novos depoimentos
Tenente-coronel Mauro Cid foi ouvido pela PF na terça-feira (6); sargento Luis Marcos dos Reis deve ser ouvido nesta quarta (7)
A Polícia Federal (PF) encontrou no celular do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), o tenente-coronel Mauro Cid, uma suposta minuta de um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e textos que seriam destinados a dar suporte ao governo em um eventual golpe de Estado, segundo investigadores.
A GLO é uma operação militar que permite exclusivamente ao presidente da República convocar as Forças Armadas nos casos em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, em graves situações de perturbação da ordem.
Os documentos recolhidos por Cid estavam em mensagens trocadas com o sargento do Exército Luis Marcos dos Reis, preso junto com Cid no início de maio na operação que apura fraudes nos cartões de vacinação.
Com base nessas mensagens, a PF intimou o coronel Cid para prestar depoimento. A oitiva foi na sede da Polícia Federal, em Brasília, nessa terça-feira (6).
A PF queria explicações sobre essa possível trama, no entanto, o militar ficou novamente em silêncio, segundo apurou a reportagem. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornal “O Globo” e confirmada pela CNN.
Outros elementos que estão no inquérito são áudios revelados pela CNN entre Cid e o ex-major Ailton Barros, em que conversam com o coronel e ex-secretário executivo do Ministério da Saúde Elcio Franco sobre como mobilizar o comandante do Exército para uma intentona golpista.
A PF abriu esse novo inquérito para apurar a possível trama de tentativa de golpe de Estado envolvendo os militares.
O sargento Luis Marcos dos Reis tem depoimento previsto para esta quarta-feira (7) sobre o tema, presencialmente, na sede da PF, em Brasília.
Sobre essa nova situação envolvendo o militar, os advogados de Mauro Cid não responderam à CNN. A defesa de Luis Marcos dos Reis não foi encontrada.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
