Operação Curupira apreende 178 aves silvestres e emite mais de R$ 50 mil em multas
21ª edição aconteceu em sete municípios alagoanos e contou com a participação do IMA, BPA e a coordenação do ICMBio

Mais de R$50 mil em autos foram emitidos por infrações ambientais encontradas nos municípios de Murici, Messias, Branquinha, Flexeiras, Joaquim Gomes, União dos Palmares e São José da Laje, que compõem a Área de Proteção Ambiental (APA) e a Estação Ecológica (ESEC) de Murici. Esse foi um dos resultados da 21ª edição da Operação Curupira que iniciou na segunda-feira (5) e seguiu até este domingo (11).
As ações de fiscalização contaram com a participação do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), sob a coordenação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Além das infrações, foram apreendidas 178 aves silvestres, três espingardas, nove armadilhas de disparos, 15 armadilhas do tipo tatuzeira, três carcaças de animais abatidos: duas de tatu-verdadeiro e uma de cutia. Vale destacar que as 230 gaiolas e alçapões encontradas foram destruídas no local pelos fiscais.
Segundo Lucas Gregório, chefe da APA de Murici, o caso que mais chamou a atenção das equipes foi um papagaio mantido em cativeiro com um tumor exposto. O responsável foi identificado e recebeu um dos 16 autos de infração emitidos na Operação.
“A Operação Curupira é de suma importância para a preservação da Unidade de Conservação e do meio ambiente de maneira geral. Pois, ela tem o objetivo coibir desmatamento e a manutenção ilegal de aves, e combater a caça predatória”, ressaltou Gregório.
Durante a Operação Curupira também ocorreu a prisão em flagrante de quatro pessoas por outras ilegalidades: uma por posse de arma de fogo e manutenção de pássaros silvestres, duas por cativeiro de animais silvestres e a última por maus tratos e cativeiro.
Últimas notícias

Governo Trump revoga vistos de Alexandre de Moraes, aliados e familiares

MPAL garante condenação por homicídio motivado por dívida de drogas em Teotônio Vilela

Dupla é condenada por homicídio brutal em Anadia após atuação do MPAL

Vereador Jânio de Sabino falta por três vezes seguidas com o parecer à reunião da CCJ e trava projetos na Câmara de Novo Lino

Penedo é destaque nacional com projeto inovador de Educação em Tempo Integral

Prefeita Tia Júlia visita obras do novo Hospital Regional de Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
