Obra no Sobral atende pleito de 20 anos de comunidade da região
Tecnologia holandesa utiliza blocos de concretos pré-moldados para conter o avanço da maré
Nesta quarta-feira (14), o prefeito JHC assina a ordem de serviço para obras de contenção marítima na Praia do Sobral. Os serviços vão atender a uma reivindicação de cerca de 20 anos da comunidade da região e de quem precisa transitar pelo local.
A novidade já é comemorada por Ederaldo José de Almeida, servidor público, que passa pela Praia do Sobral todos os dias de bicicleta para ir trabalhar. “Eu moro no Trapiche e venho por aqui para ir para o serviço. Vai ser um serviço inédito e excepcional. Meu meio de transporte é a bicicleta e ter este espaço aqui com esta obra vai ser ótimo”, disse ele.
Além de usar a Praia do Sobral como rota para o trabalho, Almeida também vai ao local para passear com a família. “Venho com meu filho aqui de bicicleta para ele ver a praia e, realmente, esta obra vai ser ótima para todo mundo que passa por aqui”, acrescentou o servidor público.
Os serviços, que compreendem 140 metros da Praia do Sobral, nas imediações do emissário submarino, vão dar uma nova cara à região. De acordo com o comerciante Humberto Pereira, conhecido como Beto da Praia, a obra vai ajudar a valorizar este trecho da orla que, por muitos anos, foi esquecido.
“A Praia do Sobral é uma das mais bonitas de Maceió e uma das portas de entrada da cidade. Tudo de melhoria que é feito aqui é bom pra gente que trabalha e mora aqui. Vejo esta obra como um grande passo para a Praia do Sobral", destacou Beto da Praia.
O calçadão da Praia do Sobral é bastante utilizado como espaço para a prática de atividades físicas. A professora Conceição Melo mora nas proximidades da Praça da Faculdade e sempre vai ao local para caminhar. “Com certeza com esta obra, vamos ter mais espaço para caminhar com mais segurança. Via ficar mais seguro andar aqui neste trecho da praia e vai melhorar bastante”, afirmou.
Os serviços
A Praia do Sobral é um dos pontos onde a Prefeitura de Maceió vai executar contenção marítima. A região é o quarto trecho a receber as obras. Os serviços acontecem também em dois trechos na Jatiúca (próximo à entrada da Avenida Antônio Gomes de Barros - antiga Amélia Rosa - e ao Hotel Jatiúca) e no final da orla da Jacarecica. O investimento total é de R$ 30 milhões.
As obras usam blocos de concretos pré-moldados e anéis hexagonais para conter o avanço da maré. A Prefeitura de Maceió é pioneira no País ao usar estes equipamentos.
Os blocos têm tecnologia holandesa, vida útil de 200 anos e atuam como dissipadores de energia da maré. A obra protege a ciclovia, o passeio e as vias de tráfego. Os equipamentos são instalados como uma escada de contenção para impedir o avanço do mar.
Últimas notícias
Homem procura polícia e admite ter descartado feto em via pública de Delmiro Gouveia
Banda Gratidão e Felipe Rodrigues reúnem milhares de pessoas na Festa do Evangélico em São Sebastião
Seduc inicia processo de transferência interna dos estudantes da rede estadual para 2026
Sintietfal repudia feminicídio no CEFET-RJ e cobra ações contra misoginia nas instituições
STF afasta possibilidade de candidatura sem filiação partidária em decisão unânime
Semarh mantém estado de atenção para baixa umidade no Sertão, São Francisco e Agreste de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
