Direitos Humanos

OAB/AL ilumina prédio sede em homenagem ao mês do Orgulho LGBTQIA+

Uma programação especial será realizada em homenagem a categoria

Por 7Segundos com Assessoria 14/06/2023 10h10
OAB/AL ilumina prédio sede em homenagem ao mês do Orgulho LGBTQIA+
Fachada da OAB/AL ficou iluminada com as cores da bandeira LGBTQIA+ - Foto: Assessoria

No mês em que é celebrado o Orgulho LGBTQIA+, a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), por meio da Comissão Especial de Diversidade Sexual e Gênero, realiza uma série de ações voltadas à população LGBTQIA+. A programação terá início nesta quarta-feira (14) e deve se estender até o final do mês, com o lançamento do selo da diversidade.

No dia 14, acontecerá a palestra “Diálogo inter-religioso e diversidade: No essencial, a unidade; na dúvida, a liberdade; em tudo, a caridade”, que acontecerá no Auditório da OAB/AL, em Jacarecica, a partir das 18h. A palestra será gratuita e as inscrições podem ser feitas através do link https://doity.com.br/dialogointerreligiosoediversidade. O evento será promovido em parceria com a Comissão Especial de Direito e Liberdade Religiosa.

Durante o encontro, representantes de várias religiões estarão presentes para debater sobre religiosidade e sua conexão com a diversidade. O encontro será mediado pelos palestrantes Verinaldo José Dantas, membro da pastoral carcerária; Vítor José, médium orador que fundou e dirige a Comunidade Nosso Lar; Mãe Renata, sacerdotisa do templo Umbanda Ilé Asé Oxum; e a pastora Odja Barros, da Igreja Batista do Pinheiro.

Além disso, no final do mês, a Comissão de Diversidade Sexual lançará o “Selo da Diversidade”. A iniciativa busca dar reconhecimento aos direitos da população LGBTQIA+, que vêm sendo negligenciados há décadas. O selo busca mostrar, de forma transparente, que a advocacia não tolera nenhum tipo de discriminação.

O projeto foi idealizado em parceria com a Caixa de Assistência e com a Escola Superior de Advocacia, que desenvolveram o conceito e a logo do selo, além de fazer o intermédio com os conveniados que participarão do projeto.

A sede da Ordem também contará com uma homenagem especial à causa. Durante o mês de junho, a sede ficará com uma iluminação especial com as cores que remetem à bandeira que representa a comunidade LGBTQIA+.

Ao longo do mês, a Comissão buscará ainda reforçar a importância do diálogo com entes da sociedade civil sobre os direitos da comunidade e o combate à homofobia em Alagoas. “Sempre mantivemos esse diálogo, com instituições como a Secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social, os grupos gays e a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas. Estamos em contato com esses parceiros governamentais em busca das melhorias nas observações dos direitos da diversidade”, explicou Arcelio Fortes, membro da Comissão Especial de Diversidade Sexual e Gênero.