Meio ambiente

Além de obra de contenção, JHC garante revitalização da Praia do Sobral

Trecho faz parte de quatro pontos da orla da capital que vão receber obras para evitar o avanço da maré

Por 7Segundos 14/06/2023 17h05 - Atualizado em 14/06/2023 17h05
Além de obra de contenção, JHC garante revitalização da Praia do Sobral
Além de obra de contenção, JHC garante revitalização da Praia do Sobral - Foto: Lucas Soares / 7Segundos

Nesta quarta-feira (14), o prefeito de Maceió, JHC (PL), assinou a ordem de serviço para o início das obras de contenção do mar na Praia de Sobral, no Pontal da Barra. O trecho terá 140 metros de contenção com blocos maciços na fundação e anéis hexagonais na formação do muro de contenção.

O serviço começou imediatamente após a assinatura. A Praia do Sobral é o quarto trecho a receber as obras de contenção, que estão ocorrendo também em dois pontos da Jatiúca e um na orla da Jacarecica. Além disso, durante coletiva de imprensa, JHC garantiu a revitalização do local.

“Temos 40 km de orla na capital e alguns trechos já estão em uma situação grave como essa, causando risco aos que passam. Trouxemos uma tecnologia holandesa, que está sendo usada agora pela primeira vez em obra pública, e é algo para durar muito tempo. Vamos trazer também a requalificação e revitalização desta parte esquecida da orla de Maceió”, assegurou.

O prefeito ressaltou a importância do serviço para a cidade, uma vez que a erosão já estava tomando conta desta parte. A previsão de conclusão é para o primeiro trimestre de 2024, já que, segundo o chefe do Executivo municipal, se trata de algo “simples e rápido”, o qual terá profissionais trabalhando durante quase todo período do dia, inclusive de madrugada.

Quando perguntado sobre a possibilidade deste tipo de contenção chegar a outros pontos da orla, JHC explicou que, no momento, a prefeitura está priorizando os locais mais graves, mas se eventualmente surgir outra necessidade, ela será atendida.

“Toda costa brasileira está sofrendo com o avanço do mar, por conta das construções em áreas urbanas. Essa forma de contenção foi a mais eficaz que achamos para as características do mar de Maceió. Estamos observando toda a orla e, caso necessário, faremos novos investimentos”, finalizou.