Câmara dos Deputados aprova PL que tornar crime discriminar político; confira os votos dos deputados alagoanos
O projeto de lei prevê tipificação de diversos crimes, se cometidos em razão do cargo ou pela condição de réu de políticos em processos ainda aberto

A Câmara dos Deputados, aprovou na noite desta quarta-feira (14), o Projeto de Lei que prevê tipificação de diversos crimes, cometidos por causa do cargo de pessoa politicamente exposta. A proposta criminaliza discriminação contra agentes políticos. O texto foi chamado por parlamentares críticos de “PL da Censura 2”.
O projeto foi aprovado por 252 votos favoráveis e 163 contrários na Câmara. A autora do projeto de lei é a deputada Dani Cunha (União-RJ), filha de Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara.
Dos nove deputados federais alagoanos, três não votaram: Arthur Lira (PP) - por presidir a sessão não precisa registrar voto - Marx Beltrão (PP) e Rafael Brito (MDB).
Os deputados alagoanos que votaram favorável ao PL foram: Daniel Barbosa (PP), Isnaldo Bulhões (MDB), Luciano Amaral (PV) e Rafael Brito (PT). Os que votaram em desacordo ao projeto de lei 2720/23 foram o deputado Alfredo Gaspar (UB) e Fábio Costa (PP).
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), negou que o tema tenha sido tratado de forma “açodada”. “Essa matéria foi pauta em discussão na reunião de colégio de líderes extensiva na terça-feira”, disse durante a votação.
Ainda de acordo com Lira, se o projeto não fosse votado, a Câmara iria “continuar permitindo que parlamentares sejam agredidos em aviões, nos hotéis, nas festas”.
A proposta estabelece pena de dois a quatro anos de prisão e multa para quem: colocar obstáculo para a promoção funcional a pessoas politicamente expostas, investigados ou réus em processos que cabem recursos; negar a celebração ou a manutenção de contrato de abertura de conta corrente, concessão de crédito ou de outro serviço a alguém desses grupos.
O texto exige, ainda, que bancos e instituições financeiras expliquem de forma técnica e objetiva eventual recusa de concessão de crédito para essas pessoas.
Últimas notícias

Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador acontecerá em Penedo no dia 10 de abril

Estudantes da rede pública assistem concerto didático da Orquestra Sinfônica do Brasil em Penedo

Prefeito Ronaldo Lopes visita instalações da faculdade de medicina de Penedo

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”

Caminhoneiro é vítima de emboscada na rodovia BR-101, em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
