Prefeitura de Maceió garante renda extra a 135 ambulantes nos polos do Jacintinho e Graciliano Ramos
Palco Rosa de Sol conta com 57 ambulantes cadastrados, enquanto 78 estão no Estrela Cor de Areia
É possível ver o impacto dos festejos juninos espalhados por toda a capital. Considerado uma importante fonte de renda para os vendedores de alimentos e bebidas, a Secretaria de Segurança Cidadã (Semsc) cadastrou 135 ambulantes para trabalhar de 16 a 18 de junho entre os polos do Jacintinho e do Graciliano Ramos, que fica no bairro Cidade Universitária.
A estrutura de 60 metros montada pela Semsc vai abranger 57 ambulantes no Rosa de Sol (Jacintinho) e 78 no palco Estrela Cor de Areia (Graciliano Ramos). Durante todo o mês de junho, 428 ambulantes cadastrados irão trabalhar no São João de Maceió para garantir uma renda extra e pagar as contas no fim do mês.
É o que garante a vendedora de batatinha frita e churraquinho no polo Jacintinho, Edriele Mendonça da Silva. "O São João trouxe benefício pra gente, aqui do bairro do Jacintinho. Todo ano, quando tem o São João, o Ano Novo, a gente vende e é uma ajuda muito grande pra gente que paga aluguel e precisa pagar as contas, o movimento é bem intenso”, revelou.

Edriele Mendonça fatura renda extra com a venda de churrasquinho. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió
Há estudos dos setores econômicos da capital que demonstram o quanto os festejos juninos movimentam a economia da capital e da região metropolitana, trazendo incentivos para os artistas locais inseridos na cadeia produtiva da economia criativa de Maceió. Além disso, contribui ainda para a geração de emprego e renda.
É o que atesta a vendedora de churrasquinho do polo Jacintinho, Maria Auxiliadora. “O São João é uma data bem comemorativa com comidas típicas, mas também com salgados, um churrasquinho, cuscuz. E a gente tem tudo isso aqui pra prestigiar o pessoal que vem curtir o São João de Maceió, então, traz muita renda pra gente, gera renda pro povo, ajuda muito pra gente pagar nossas contas e eu gosto muito de trabalhar assim, eu amo trabalhar noSão João”, celebrou.

Maria auxiliadora ama trabalhar e se divertir no São João. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió
Saúde
Para assegurar a saúde dos maceioenses, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) promove cursos de segurança na manipulação e venda de alimentos para os ambulantes que estão atuando no São João Massayó.
Até o momento, cerca de 200 ambulantes já passaram pelos cursos de boas práticas sanitárias e até o final dos festejos, os 400 vendedores serão capacitados, de acordo com a programação do evento que em 2023 possui sete polos.
A qualificação tem como objetivo melhorar as condições gerais de higiene, armazenamento, refrigeração, prazo de validade dos produtos e reforçar o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's).
Fiscalização
Durante o evento, os fiscais da Semsc estarão realizando o monitoramento dos ambulantes em cada um dos sete polos. Os comerciantes devem ficar atentos em não vender bebidas em garrafas de vidro e alimentos em espeto de madeira.
Outra medida adotada é para não obstruir o passeio público, impedir ou dificultar o trânsito, danificar áreas e bens públicos, manter a limpeza do local, não utilizar equipamentos sonoros e não utilizar mão de obra infantojuvenil.
No polo do Graciliano Ramos, a vendedora bebidas de churrasquinho Josedite Amaral contou um pouco de sua história nas festas realizadas na localidade.

Josedite Amaral é pioneira na venda de bebidas e churrasquinho no Graciliano Ramos. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió
“Sou pioneira no ramo de vendas de bebidas, churrascos e petiscos durante os eventos aqui no conjunto e é um prazer trabalhar sabendo que estou segura e que posso vender os meus produtos tranquilamente. Sou credenciada pela SEMSC e me sinto orgulhosa por trabalhar com o que gosto e ainda aproveitar um pouco. E é muito gratificante ter uma gestão que pensa nos pequenos comerciantes e valoriza o comércio local. Sempre que tem alguma festa ou evento por aqui eu coloco minhas coisas para vender e espero que esse São João seja de muitas vendas, já que durante a pandemia muitos de nós fomos prejudicados e aproveitamos momentos como esse para fortalecer e melhorar a nossa renda”, afirmou.
Últimas notícias
Saiba onde consultar o local da prova discursiva do CNU 2025
Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras do Contran
Governador Paulo Dantas assume presidência do Consórcio Nordeste em 2026
Defensoria Pública move ação contra cobrança abusiva em tratamentos de autismo
Mulher sofre tentativa de feminicídio após ser atropelada e agredida pelo ex-companheiro em Olivença
Hemoal promove coleta externa no Ifal Maceió nesta terça-feira (2)
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
