Lula inicia viagem à Europa; presidente passará por Itália, Vaticano e França
O presidente brasileiro deve ficar na Europa até o final da semana, e tem encontros marcados com o papa Francisco e os presidentes da Itália, Sergio Mattarella, e da França, Emmanuel Macron
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou para a Europa na noite desta segunda-feira (19).
Após uma escala em Recife, Pernambuco, o presidente brasileiro deve embarcar por volta de meia-noite para seu primeiro destino, Roma, na Itália. Ele também tem agendas no Vaticano, e em Paris, na França.
Lula deve ficar na Europa até o final da semana, e se encontrará com o papa Francisco e os presidentes da Itália e da França. Ele também deve participar da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, que contará com a presença de outros presidentes e autoridades globais para discutir ações em relação à mudança climática.
Nesta terça-feira (20), o presidente se encontrará com o sociólogo italiano Domenico de Masi em Roma.
Na quarta-feira (21), ele tem uma reunião com o presidente italiano, Sergio Mattarella. Depois, Lula segue para uma audiência com o papa Francisco, no Vaticano.
Segundo Lula, ele pretende abordar temas como a fome, o meio ambiente, Mercosul e a guerra entre Rússia e Ucrânia durante a audiência com o papa.
O presidente também se encontrará com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, que declarou apoio a Lula nas eleições do ano passado. Um encontro com a primeira-ministra, Giorgia Meloni, não teria sido confirmado por uma questão de agenda dela.
Depois da Itália, Lula deve seguir para a França, onde participará da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, em Paris, na quinta-feira (22).
A Cúpula reúne diversos líderes mundiais para abordar, entre outros pontos, a reforma dos bancos multilaterais de desenvolvimento, o financiamento de tecnologias verdes e a criação de novos impostos internacionais. O presidente também deve falar sobre a Amazônia e a COP30, evento mundial de meio ambiente que será realizado em Belém, no Pará, em 2025.
No mesmo dia, ele também pretende discursar durante o festival de música “Power Our Planet”, que acontece na cidade, em frente à Torre Eiffel. O evento é promovido pela Global Citizen, organização que tem como foco acabar com a extrema pobreza. O convite a Lula foi feito pelo músico Chris Martins, vocalista do Coldplay.
A noite, Lula participa de um jantar oferecido pelo presidente francês, Emmanuel Macron, aos líderes convidados para a Cúpula.
Na sexta-feira (23), o presidente deve discursar na Cúpula, e também terá um encontro bilateral com Macron – um almoço de trabalho oferecido a Lula pelo presidente francês.
Durante uma transmissão ao vivo nesta segunda (19), Lula afirmou que pretende discutir com Macron sobre o acordo Mercosul-União Europeia.
“Eu quero discutir com o Macron a questão do parlamento francês que aprovou o endurecimento no acordo Mercosul-União Europeia, ou seja, a União Europeia não pode ameaçar o Mercosul de punir se o Mercosul não cumprir isso ou aquilo. Olha, se nós somos parceiros estratégicos, você não tem que fazer ameaças, você tem que ajudar”, disse Lula.
*Com informações de Elijonas Maia e Beatrice Mesiano, da CNN, em Brasília, e Agência Brasil
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
