Estudo aponta nível da qualidade de vida em Alagoas
Levantamento utiliza indicadores de expectativa de vida, educação, renda, desemprego e violência para chegar ao resultado
Um estudo apontou Alagoas com baixo nível na qualidade de vida do país. Para chegar ao resultado, o levantamento, feito pelo portal Brasil em Mapas, utilizou indicadores de expectativa de vida, educação, renda, desemprego e violência. Os dados foram divulgados na última quarta-feira (21).
Nenhum estado do Nordeste está entre os dez melhores índices. A sequência na região, em ordem decrescente de indicadores, segue com Rio Grande do Norte (17º), Sergipe (20º), Ceará (21º), Pernambuco (22º), Paraíba (23º), Bahia (24º), Piauí (25º), Maranhão (26º) e Alagoas (27º).
A pesquisa tem base nos dados do Atlas do Desenvolvimento Humano/ PNUD Brasil 2021; da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C) do IBGE para o dado trimestral 2023 de desemprego (desocupação); e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) 2022 para a taxa de homicídios.
Com isso, para chegar à posição média de cada estado foi utilizado o índice de desenvolvimento, incluindo a expectativa de vida em anos, a educação – média de anos de estudo e a renda média per capita. Além do percentual da taxa de desemprego e o índice de violência, de acordo com a taxa de homicídios por 100 mil habitantes.
O levantamento aponta São Paulo como o líder do ranking, seguido de Santa Catarina, Distrito Federal, Paraná e Rio Grande do Sul, fechando os cinco maiores índices. A publicação ainda ressalta que, historicamente, as regiões Nordeste e Norte não receberam investimentos e subsídios igualitários.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
