Estudo aponta nível da qualidade de vida em Alagoas
Levantamento utiliza indicadores de expectativa de vida, educação, renda, desemprego e violência para chegar ao resultado

Um estudo apontou Alagoas com baixo nível na qualidade de vida do país. Para chegar ao resultado, o levantamento, feito pelo portal Brasil em Mapas, utilizou indicadores de expectativa de vida, educação, renda, desemprego e violência. Os dados foram divulgados na última quarta-feira (21).
Nenhum estado do Nordeste está entre os dez melhores índices. A sequência na região, em ordem decrescente de indicadores, segue com Rio Grande do Norte (17º), Sergipe (20º), Ceará (21º), Pernambuco (22º), Paraíba (23º), Bahia (24º), Piauí (25º), Maranhão (26º) e Alagoas (27º).
A pesquisa tem base nos dados do Atlas do Desenvolvimento Humano/ PNUD Brasil 2021; da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C) do IBGE para o dado trimestral 2023 de desemprego (desocupação); e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) 2022 para a taxa de homicídios.
Com isso, para chegar à posição média de cada estado foi utilizado o índice de desenvolvimento, incluindo a expectativa de vida em anos, a educação – média de anos de estudo e a renda média per capita. Além do percentual da taxa de desemprego e o índice de violência, de acordo com a taxa de homicídios por 100 mil habitantes.
O levantamento aponta São Paulo como o líder do ranking, seguido de Santa Catarina, Distrito Federal, Paraná e Rio Grande do Sul, fechando os cinco maiores índices. A publicação ainda ressalta que, historicamente, as regiões Nordeste e Norte não receberam investimentos e subsídios igualitários.
Últimas notícias

Mãe de criança atípica aguarda por vaga em terapias para filha autista, em Arapiraca

Em registro, Bolsonaro caminha em hospital junto a Michelle

Caso Ana Beatriz: pai de recém-nascida chora ao ver toalhinha que pertencia à filha

Polícia suspeita que corpo de Ana Beatriz foi escondido em armário após buscas

HEA realiza edição especial do projeto Sala de Espera com alertas sobre feriadão prolongado

Presa, mãe de Ana Beatriz deve responder por infanticídio e ocultação de cadáver
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
