Saúde

Alagoas deve registrar cerca 340 casos de câncer de pescoço e cabeça

Campanha Julho Verde alerta para importância de prevenção

Por 7Segundos 30/06/2023 10h10
Alagoas deve registrar cerca 340 casos de câncer de pescoço e cabeça
Campanha quer conscientizar sobre importância do diagnóstico precoce - Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil


O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que Alagoas deve registrar 340 casos de câncer de pescoço e acabeça no ano de 2023. Os dados constam no Ministério da Saúde.

Promovido pela Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil), o Julho Verde pretende conscientizar a população sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce.

De acordo com os dados, a estimativa aponta para 160 casos de câncer no sistema nervoso central, 90 casos de laringe e 90 casos de câncer de esôfogo. Em Maceió, o INCA aponta 60 de sistema nervoso central, 40 de laringe e 50 de esôfogo.

Em abril do ano passado, a Lei 14.328 oficializou o período como Mês Nacional de Combate a esse tipo da doença. A ACBG Brasil quer evitar o crescente número de óbitos e mutilações graves que comprometem funções vitais dos pacientes, como a fala, respiração, alimentação, visão, audição e cognição.

A ACBG Brasil vai mobilizar uma rede de voluntários para que a campanha deste ano esteja presente em todos os estados do país, com ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, das quais participarão pacientes, profissionais de saúde, autoridades e integrantes da sociedade civil.