Rodrigo Cunha pede a STF a criação de Juizados para crimes cometidos na Internet
A cada nove segundos um brasileiro é vítima de criminosos “digitais”
O senador Rodrigo Cunha (Podemos) protocolou à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) ministra Rosa Weber, indicação (INS nº 62/2023) para que sejam criados Juizados Especiais de Crimes Cibernéticos em todo o Brasil. Números como o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa mostraram que somente em janeiro de 2023 foram registrados mais de 284 mil tentativas de fraude de identidade no Brasil, realizadas com o objetivo de “clonagens” de cartões de crédito, compras fraudulentas ou operações de crédito indevidas. Isso significa que a cada 9 segundos um brasileiro é vítima desse crime no país.
“Além das fraudes em relação ao consumo, há também os crimes de divulgação de notícias falsas, as fake news. Existem os crimes contra a honra e a perseguição de pessoas, especialmente assédio contra mulheres, via internet e redes sociais chamada de stalking. Há os golpes que ocorrem por aplicativos de mensagens e pela ‘invasão de celulares’ e toda sorte de outros crimes cibernéticos. É impressionante a capacidade e a criatividade para o mal que os criminosos e golpistas ‘digitais’ têm para cometerem roubos, furtos e delitos on line, até mesmo por meio de apps simples e populares como o Whatsapp ou aplicativos de relacionamento”, afirmou Rodrigo Cunha.
“Por este motivo, é preciso que estes crimes tenham apuração das polícias e julgamentos rápidos e especializados por parte da Justiça. Como Corte Suprema do país, cabe ao STF dar início ao processo legislativo para que sejam criados estes Juizados. Estas instâncias do Judiciário seriam competentes para a conciliação, o julgamento e a execução das infrações penais cometidas mediante o emprego da informática ou a ela relacionadas. Acredito que a maioria dos brasileiros ou dos alagoanos, infelizmente, têm ou conhece alguma história de alguém que foi vítima de crimes desta natureza. Precisamos aperfeiçoar nossa Justiça para que estes delitos não fiquem impunes”, destacou o senador.
A criação de Juizados Especiais Cibernéticos está entre as hipóteses de propostas de iniciativa reservada ao Judiciário. “O princípio da inicialidade legislativa compreende a iniciativa privativa de algumas leis, como a do Estatuto da Magistratura, a alteração no número de membros dos Tribunais inferiores, a criação e a extinção de cargos, a fixação de vencimentos de juízes e servidores, a criação ou a extinção de Tribunais inferiores e a alteração da organização e divisão judiciárias (CF, arts. 93 e 96, II)”, afirma trecho da indicação proposta ao STF por Rodrigo Cunha.
Últimas notícias
Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil
Dólar sobe para R$ 5,24 após indicação de Trump ao BC dos EUA
Moraes manda notificar Gilvan da Federal na Câmara por injúria contra general
Prefeito Dani Vasconcelos anuncia pagamento de salários nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto homenageia bombeiros após resgate de adolescente e pai em Jacarecica
Cibele Moura acompanha posse de lideranças do turismo e defende políticas públicas para o crescimento do setor
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
