CMEI Mestra Virgínia realiza oficina de Maracatu para a comunidade escolar
Objetivo da ação foi fomentar a importância da ligação entre educação e cultura
Começando o mês de julho com muita cultura e inclusão, a comunidade escolar do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Mestra Virgínia, localizado no bairro Rio Novo, realizou uma oficina de Maracatu com a participação de crianças e jovens da localidade.
A ação aconteceu no sábado (1º) junto com o grupo alagoano Maracat@dos, que vem promovendo apresentações e oficinas ao ar livre, em praças, dentro de associações ou em locais históricos e culturais de Maceió, tendo como público-alvo as comunidades periféricas da cidade.
Segundo o diretor do CMEI, Akauê Basili, esta foi a primeira de duas oficinas. Participaram da atividade pessoas entre nove e 18 anos, que puderam conhecer a história do grupo, a identidade cultural do gênero musical, pegar e tocar os instrumentos, como o xequerê, alfaia, agogô e a caixa. A segunda ação acontecerá no próximo sábado (8).
"O objetivo do CMEI foi tentar aproximar cada vez mais a educação da cultura. Acredito que esta primeira ação vai abrir portas para mais ações e projetos que sejam permanentes na comunidade do Rio Novo", explicou Akauê.
Na ocasião, houve uma roda de conversa com os mais de dez participantes da oficina e uma apresentação de um grupo de capoeira da região, o Abadá. Estavam presentes a diretoria da associação dos moradores do bairro, o coordenador do movimento de capoeira do Rio Novo, José Manoel Chagas, conhecido como Gigante, e demais lideranças.
"A oficina não tem a finalidade de formar batuqueiros ou músicos, mas sim, formar consciência acerca da sua própria cultura, da sua identidade, da importância de ser alagoano e brasileiro, e também de fortalecer a educação através da cultura. Só assim serão formados seres críticos, seres conscientes, emancipados, e a relevância é maximizada quando se tem um público-alvo pessoas carentes, da periferia", concluiu o diretor.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
