Rodrigo Cunha apela a Lula e a ministro da Integração Nacional por socorro emergencial e imediato às vítimas das enchentes
Ofícios assinados pelo senador foram encaminhados neste sábado (08) a representantes do governo federal
O senador Rodrigo Cunha (Podemos) solicitou à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), organismo vinculado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e, também, diretamente ao presidente Lula (PT), apoio emergencial e imediato do governo federal em socorro às vítimas das chuvas que estão vitimando milhares de famílias alagoanas. Ofícios assinados pelo senador foram encaminhados neste sábado (08) ao ministro da Integração Walde Góes (PDT) e ao ministro da Casa Civil da Presidência da República Rui Costa (PT).
Nos documentos, Cunha afirma que o estado “entrou em alerta vermelho devido ao alto volume de chuva. Assim, Alagoas passou uma noite de caos, chuvas e inundações, cenário que se repete anualmente por falta de investimentos em medidas estruturais para evitar essa tragédia que ocorre anualmente. Quem paga o preço é o cidadão alagoano que vê sua vida colocada em risco, além de toda a perda material. A situação é preocupante, com relatos de desalojados e um estado de alerta em várias regiões afetadas. As cidades do interior estão enfrentando grandes desafios devido às inundações. Na capital, foram registrados deslizamentos e inundações em diversos pontos da cidade”, destaca Cunha nos ofícios.
Ainda de acordo com Rodrigo Cunha, “o momento é de cobrar ações do governo em apoio às vítimas, mas também de apoiar as demandas em prol de assistência integral às famílias que estão sofrendo os efeitos das chuvas. Por isso, estou à disposição para ajudar as autoridades do governo estadual e das prefeituras, em um esforço suprapartidário e para além de posições políticas. A hora é de união em favor das pessoas que perderam suas casas e que correm risco de vida. Daí nosso apelo urgente e célere ao presidente Lula e ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional”, reiterou o senador.
Tragédia anunciada
Em 2022, Rodrigo Cunha propôs uma audiência pública no Senado Federal para debater avanços e inovações necessários à prevenção de desastres naturais em áreas urbanas, e quais melhorias devem ser aplicáveis à Defesa Civil e sua estrutura logística. Segundo o parlamentar, “infelizmente, ano após ano a mesma tragédia das chuvas se repete e nem Alagoas, nem os demais estados brasileiros – salvo raras exceções – possuem planejamento e estrutura para prevenir catástrofes causadas por desastres naturais. Nem para prevenir, nem para atender a população após os desastres acontecerem. Ou seja, estamos diante, neste inverno de 2023, de mais uma tragédia anunciada e sem trabalho preventivo por parte dos governos”.
Últimas notícias
Caminhão de terceirizada da Equatorial tomba e deixa três funcionários feridos em Colônia Leopoldina
AVISO DE REQUERIMENTO DE LICENÇA AMBIENTAL
Vereador cobra manutenção de ar-condicionado em creche com alunos autistas em Jequiá da Praia
AVISO DE REQUERIMENTO DE LICENÇA AMBIENTAL
IRPF 2026: empregador deve entregar informe de rendimento até sexta
Motoqueiro é detido por receptação e veículo é apreendido em Matriz de Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
