Secretaria de Meio Ambiente inaugura nova Sala de Alerta na sexta (28)
Modernização tem como objetivo garantir maior agilidade nas ações que visam a proteger a população

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) inaugura no próximo dia 28, às 10h, a Sala de Alerta “Rômulo de Araújo Abreu”, uma estrutura moderna e equipada com instrumentos de última geração para acompanhamento das condições hidrometeorológicas e climáticas em Alagoas.
“A segurança da população é prioridade do Governo de Alagoas, e desde o início do ano a Semarh tem investido no monitoramento dos dados climáticos para melhor prevenir e alertar autoridades sobre possíveis impactos na população”, afirma o secretário Gino César.
Este ano, a coleta de dados realizada pela equipe da Semarh passou por avanços significativos, contribuindo diretamente para um aumento na precisão e na velocidade do fornecimento de informações. Inicialmente, foi criada a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (Spden), que institucionalizou o trabalho de prevenção a desastres naturais. Além disso, a nova rede de monitoramento hidrometeorológico vai fazer de Alagoas o primeiro estado do país a ter 100% dos seus municípios monitorados.
Agora, a nova Sala de Alerta traz equipamentos de última geração, incluindo um videowall que permite aos especialistas acompanhar em tempo real as condições climáticas e hidrometeorológicas em todo o estado. Esses recursos vão possibilitar uma resposta mais rápida e eficiente aos eventos climáticos, visando proteger a população e reduzir os impactos que possam ser causados pelas chuvas, como a elevação de rios, deslizamentos de terras e barreiras, inclusive através da plataforma de dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e da Agência Nacional de Águas (ANA).
“Com a nova sala, vamos ter uma visualização melhor dos dados e uma facilidade maior de emissão de avisos e alertas, além de ter um acréscimo de um novo sistema em parceria com o CEMADEN e a ANA (Agência Nacional das Águas), o “SALVAR”, que disponibiliza e centraliza todo o tipo de informação meteorológica, hidrológica, de deslizamento de terras, desastres naturais em uma única plataforma”, explica o superintendente da Semarh, Vinícius Pinho. “Com isso, a equipe da Spden vai conseguir visualizar em tempo real todas as informações de desastres naturais, um avanço muito grande para o Estado”.
A Sala de Alerta foi criada em 2011, dez meses após as chuvas e inundações de 2010, que afetaram mais de 50 municípios de Alagoas. Pioneira no Brasil, serviu de modelo para a instalação das salas de situação nos estados brasileiros. Com a modernização, uma maior segurança nos dados será efetuada, um compromisso da Semarh junto à população.
A cerimônia de inauguração contará com a presença de autoridades governamentais, equipe técnica da Semarh e representantes da sociedade civil. Haverá ainda demonstrações dos novos instrumentos e tecnologias disponíveis na Sala de Alerta, destacando como essas ferramentas serão essenciais para garantir a segurança da população.
Significado especial
A nova Sala de Alerta terá o nome do meteorologista Rômulo de Araújo Abreu, um dos fundadores do Núcleo de Meteorologia de Alagoas e um dos idealizadores da Sala de Alerta. Atuando na área da meteorologia operacional, e autor da pesquisa “Construção de Modelos de Governança para Políticas de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos no Estado de Alagoas”, Rômulo faleceu em novembro de 2020.
A homenagem é um reconhecimento da Semarh pelos trabalhos prestados por Rômulo na área do meio ambiente, e sobretudo no monitoramento de dados climáticos e meteorológicos para todo o estado de Alagoas.
Últimas notícias
Prefeitura de Igaci Leva Atendimento da Assistência Social ao Distrito Dionísio

Justiça Eleitoral torna Pablo Marçal inelegível pela segunda vez

Videomonitoramento da SSP flagra jovens com drogas no Marco dos Corais

Prefeitura alerta usuários de programas sociais para golpe em visitas domiciliares

Moraes dá 48 horas para defesa informar estado de saúde do ex-presidente Collor

Alta de covid-19 faz cidade do Amazonas retomar uso obrigatório de máscara
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
