Secretaria de Meio Ambiente inaugura nova Sala de Alerta na sexta (28)
Modernização tem como objetivo garantir maior agilidade nas ações que visam a proteger a população
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) inaugura no próximo dia 28, às 10h, a Sala de Alerta “Rômulo de Araújo Abreu”, uma estrutura moderna e equipada com instrumentos de última geração para acompanhamento das condições hidrometeorológicas e climáticas em Alagoas.
“A segurança da população é prioridade do Governo de Alagoas, e desde o início do ano a Semarh tem investido no monitoramento dos dados climáticos para melhor prevenir e alertar autoridades sobre possíveis impactos na população”, afirma o secretário Gino César.
Este ano, a coleta de dados realizada pela equipe da Semarh passou por avanços significativos, contribuindo diretamente para um aumento na precisão e na velocidade do fornecimento de informações. Inicialmente, foi criada a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (Spden), que institucionalizou o trabalho de prevenção a desastres naturais. Além disso, a nova rede de monitoramento hidrometeorológico vai fazer de Alagoas o primeiro estado do país a ter 100% dos seus municípios monitorados.
Agora, a nova Sala de Alerta traz equipamentos de última geração, incluindo um videowall que permite aos especialistas acompanhar em tempo real as condições climáticas e hidrometeorológicas em todo o estado. Esses recursos vão possibilitar uma resposta mais rápida e eficiente aos eventos climáticos, visando proteger a população e reduzir os impactos que possam ser causados pelas chuvas, como a elevação de rios, deslizamentos de terras e barreiras, inclusive através da plataforma de dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e da Agência Nacional de Águas (ANA).
“Com a nova sala, vamos ter uma visualização melhor dos dados e uma facilidade maior de emissão de avisos e alertas, além de ter um acréscimo de um novo sistema em parceria com o CEMADEN e a ANA (Agência Nacional das Águas), o “SALVAR”, que disponibiliza e centraliza todo o tipo de informação meteorológica, hidrológica, de deslizamento de terras, desastres naturais em uma única plataforma”, explica o superintendente da Semarh, Vinícius Pinho. “Com isso, a equipe da Spden vai conseguir visualizar em tempo real todas as informações de desastres naturais, um avanço muito grande para o Estado”.
A Sala de Alerta foi criada em 2011, dez meses após as chuvas e inundações de 2010, que afetaram mais de 50 municípios de Alagoas. Pioneira no Brasil, serviu de modelo para a instalação das salas de situação nos estados brasileiros. Com a modernização, uma maior segurança nos dados será efetuada, um compromisso da Semarh junto à população.
A cerimônia de inauguração contará com a presença de autoridades governamentais, equipe técnica da Semarh e representantes da sociedade civil. Haverá ainda demonstrações dos novos instrumentos e tecnologias disponíveis na Sala de Alerta, destacando como essas ferramentas serão essenciais para garantir a segurança da população.
Significado especial
A nova Sala de Alerta terá o nome do meteorologista Rômulo de Araújo Abreu, um dos fundadores do Núcleo de Meteorologia de Alagoas e um dos idealizadores da Sala de Alerta. Atuando na área da meteorologia operacional, e autor da pesquisa “Construção de Modelos de Governança para Políticas de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos no Estado de Alagoas”, Rômulo faleceu em novembro de 2020.
A homenagem é um reconhecimento da Semarh pelos trabalhos prestados por Rômulo na área do meio ambiente, e sobretudo no monitoramento de dados climáticos e meteorológicos para todo o estado de Alagoas.