Expositores estão na expectativa para 10ª Bienal Internacional do Livro
Entre as novidades, tem a Quilombada, portal de autores alagoanos; o público estimado da Bienal corresponde a 400 mil visitantes durante os 10 dias do evento
A expectativa é grande para a abertura oficial da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas logo mais, às 16h, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Jaraguá. Com uma vasta programação, o evento é gratuito e tem atrações para todos os públicos. Trata-se de uma retomada, já que em função da pandemia, a última edição da Bienal aconteceu em 2019. Hoje, o dia foi de ajustes finais para receber o público.
Entre as novidades do evento está a participação do portal de autores alagoanos, a Quilombada. O portal abriga autores independentes e novas editoras. A Quilombada está com a Editora do Cesmac presente e os autores independentes. É o único site e livraria virtual que mais tem autores alagoanos. Segundo o representante do portal, Sebastião Medeiros, este ano tem quase 100 autores, fora o acervo. “Você quer livro de Alagoas? Venha para Bienal para o estande da Quilombada”, afirmou. O portal faz a entrega para facilitar pelo 98155-9787.
Para o diretor da Editora Universitária (Edufal), professor Ivan Barbalho, a realização da Bienal, após é a pandemia da Covid, foi um desafio. O foco do evento é o livro, lançamentos, debates. “Estamos muito felizes, inclusive pelas parcerias com as editoras que fizemos e pela aproximação com a Argentina, país homenageado da Bienal e o tema Defender a vida, defender o planeta e humanizar a sociedade”, afirmou.
De acordo com Barbalho, a organização da Bienal é desde a escolha do local, aos temas abordados, a organização de todos os espaços. Ele destacou que a segurança das pessoas vem em primeiro plano, com bombeiros, segurança policial, médicos. “Todas as pessoas sintam-se convidadas. É um evento completamente gratuito. Esse é o nosso grande diferencial. É um evento para todas as pessoas e para que possam se aproximarem do livro.”, afirmou.
O diretor da Edufal mencionou um relatório recente da Unesco sobre essa “ilusão” de que as tecnologias digitais substituem os livros. “Os livros nos abrem a cabeça, fortalece o espírito e enobrece a nossa alma”, disse. A Edufal tem dois editais abertos, um da própria Edufal e outro com a Fapeal. Com isso, a expectativa de lançamento é de mais de cem livros.
Para a Editora Expressão Popular, que participou de todas as edições da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, o momento é de retomada. “A expectativa é enorme, principalmente, em função desse tempo em que ficamos parados por causa da pandemia. Esperamos ter um acréscimo alto nas vendas e trouxemos uma grande quantidade de títulos”, afirmou o representante da editora paulista, Talvanes Faustino.
Já a Editora Boi Tempo, também presente no evento, vem criando uma série de parcerias com editoras locais. A Boi Tempo traz um catálogo editorial vasto com literatura, pensamento político e econômico, entre outros. Segundo o representante da editora, Anderson Lima, é a primeira participação da Boi Tempo com estande na Bienal do Livro de Alagoas.
A editora Senac traz três lançamentos, sendo dois de Gastronomia, e uma gama de títulos de diversas áreas. De acordo com o representante, Júlio César da Luz, a perspectiva é muito positiva. Ele citou a quantidade de pessoas envolvidas para o sucesso do evento.
Dentre as 100 editoras participantes, tem a Paulinas que oferece desde livros religiosos até paradidáticos e recursos pedagógicos. Conforme o representante da Paulinas, Jeferson Oliveira, a editora participa desde a primeira edição do evento. A Paulinas está presente em 32 países e em todas as capitais do Brasil.
O evento
A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas começa hoje (11/08) e se estenderá até o próximo dia 20, das 10h às 22h, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Jaraguá. O evento é uma correalização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Governo de Alagoas, com patrocínio do Sebrae e apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes). Sob a coordenação da professora Sheila Maluf, o evento tem ainda apoio da Natura e do Instituto Natura, Hotel Ponta Verde, Empresa Junior de Arquitetura e Engenharia Civil (Ejec) e outras instituições.
A expectativa da organização do evento é receber um público estimado de 400 mil visitantes durante os 10 dias do evento. Acompanhe as novidades no site e nas redes sociais do evento: \@bienaldealagoas no Instagram, Threads e Facebook.
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
