STF forma maioria para tornar réu cacique Serere Xavante
Cacique vai responder por incitação ao crime; sua prisão em dezembro motivou ataques à sede da PF e incêndio em veículos
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta sexta-feira (18), para tornar réu o cacique José Acácio Serere Xavante.
Ele vai responder por incitação ao crime, equiparada pela animosidade das Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais.
A denúncia foi apresentada em maio pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Os ministros analisam o caso em sessão do plenário virtual que começou à 0h de segunda-feira (14) e vai até as 23h59 desta sexta-feira (18). Nesse formato de julgamento, não há debate entre os ministros, que depositam seus votos em um sistema eletrônico.
Até o momento, além do relator, ministro Alexandre de Moraes, votaram para receber a denúncia Luiz Fux, Roberto Barroso, Dias Toffoli, Cristiano Zanin e Edson Fachin.
Fachin seguiu o relator com ressalvas. Ele votou para receber a denúncia “ainda que aparentemente presentes peculiaridades que venham a exigir lentes especiais para delimitar o alcance da resposta estatal penal”, afirmou.
O caso
Serere Xavante foi preso preventivamente por ordem do ministro Alexandre de Moraes em 12 de dezembro, a pedido da PGR. Na data foi realizada a diplomação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Conforme a acusação, o indígena praticou os crimes em cinco ocasiões diferentes, entre 30 de novembro e 12 de dezembro de 2022.
Em uma das oportunidades, conforme a PGR, Serere Xavante fez um discurso contestando o resultado das eleições e incitando a animosidade entre as Forças Armadas e o Poder Judiciário, em manifestação em frente ao Congresso.
“Alexandre de Moraes é bandido… Lula não foi eleito. Lula e a sua equipe da campanha eleitoral roubaram os votos. Cadê o voto do povo Xavante? Não podemos admitir que o Lula suba a rampa, que ele ocupe o cargo maior deste país. Um bandido não pode ocupar a Presidência. Lugar de bandido é na cadeia. Cadê os generais? Cadê o Ministro da Defesa que juraram defender o povo brasileiro para defender a pátria amada Brasil”, disse o indígena na ocasião, segundo a acusação.
No dia da sua prisão, em 12 de dezembro, houve intensos protestos na região central de Brasília. Manifestantes que estavam acampados em frente ao Quartel-General do Exército atacaram e tentaram invadir o prédio da sede da PF e queimaram carros e ônibus nas ruas da capital.
Na época, a PGR disse que ele vinha se utilizando da sua posição de cacique do Povo Xavante para arregimentar indígenas e não indígenas para cometer crimes, mediante a ameaça de agressão e perseguição de Lula e dos ministros do STF Alexandre de Moraes e Roberto Barroso.
A CNN entrou em contato com a defesa de Serere Xavante e aguarda manifestação.
Outros réus
Além do caso de Serere Xavante, o Supremo também formou maioria de votos nesta sexta-feira (18) para tornar réus mais 69 denunciados por suspeita de envolvimento nos atos de 8 de janeiro, além de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), presos em dezembro.
Entre os casos analisados, está o da bolsonarista catarinense “Fátima de Tubarão”, que participou da invasão do Palácio do Planalto.
Em vídeos, Fátima afirmou que teria defecado no banheiro da Suprema Corte, “sujando tudo” e disse que iria “pegar o Xandão”, em referência a Alexandre de Moraes.
Este é o nono bloco de denúncias analisadas pelo STF. Do total de denunciados pela PGR, 1.295 já se tornaram réus na Corte.
Se a Corte aceitar as denúncias, terão início as ações penais. Nesta fase, ocorre a coleta de provas e depoimentos de testemunhas de defesa e acusação. Só depois a Justiça julgará se condena ou absolve os envolvidos. Não há prazo estabelecido para isso.
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
