Geral

Vigilância Sanitária interdita farmácia no Eustáquio Gomes

Fiscais encontraram produtos com prazo de validade vencido e constataram a venda de medicamentos controlados sem prescrição médica

Por 7Segundos com Assessoria 21/08/2023 13h01
Vigilância Sanitária interdita farmácia no Eustáquio Gomes
Estabelecimento tem até 90 dias para regularizar situação - Foto: Cortesia

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) interditou uma farmácia na manhã desta segunda-feira (21), localizada no conjunto Eustáquio Gomes, parte alta de Maceió.

De acordo com o órgão, o estabelecimento não estava cumprindo com as normas sanitárias, pois no local havia irregularidades na comercialização de medicamentos e suspeita de aplicação irregular de anabolizantes.

Segundo o chefe especial da Visa, Airton Santos, o estabelecimento se encontra sem alvará sanitário e estava exercendo distribuição de medicamentos controlados sem receita médica. Foram encontrados produtos farmacêuticos vencidos, além de um ambiente insalubre para o serviço prestado. Na ocasião, foram detectados indícios de aplicação de anabolizantes por parte dos profissionais do local e outros serviços farmacêuticos indevidos.

“É necessário um cuidado, principalmente em farmácias. Elas devem seguir os padrões sanitários, principalmente, como um ambiente que deve contribuir com a saúde das pessoas e não colaborar para aumentar os riscos. Nosso trabalho visa assegurar a saúde do consumidor, fiscalizando e orientando de modo a conscientizar e contribuir na saúde da população”, enfatiza Airton Santos.

O estabelecimento foi autuado e sofreu interdição. O representando do local tem o prazo de 90 dias para se adequar à legislação sanitária e solicitar a desinterdição. A farmácia em questão passará por processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor entre R$180 a R$19 mil.

Disque denúncia

Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo.

Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.