Ronda no Bairro acolhe adolescente pernambucana ameaçada por traficantes
Por conta do vício em entorpecentes, a menor acabou saindo de sua terra natal após denunciar traficantes
A Equipe de Articulação e mobilização Social do Ronda no Bairro acolheu, nesta terça-feira (22), uma adolescente de 14 anos, natural de Recife (PE), usuária de drogas. Por conta do vício em entorpecentes, a menor acabou saindo de sua terra natal após denunciar traficantes e ter sua vida posta em risco.
O Social foi acionado pelo Movimento Pop (de pessoas em situação de rua), depois que a jovem abandonou a Casa Dom Bosco, para onde foi enviada como medida protetiva, na capital alagoana.
“Na abordagem psicossocial realizada, encontramos a menina já em situação de rua, depois que ela fugiu do abrigo. Usuária de drogas há dois anos, ela nos relatou que fez uso de substâncias psicoativas na rua, e que comercializava o produto em sua terra natal. Lá, envolveu-se com facções criminosas e as delatou em situações que comprometeram sua integridade física e permanência no seio familiar que, inclusive, está fragilizada por questões financeiras e de relacionamento”, destacou a assistente social Vanessa Castro, coordenadora da Equipe de Articulação e mobilização Social do Ronda.
Conforme Vanessa, as profissionais do programa procuraram, também, chamar a atenção dela sobre a necessidade de priorizar e valorizar a própria vida. “Destacamos, também, que, para além de seus direitos, ela possui responsabilidades com sua própria vida, e a necessidade de colaborar e seguir as orientações e regras do acolhimento, buscando primar pelo seu maior direito à vida e se manter em segurança”, disse a coordenadora.
O Conselho Tutelar foi acionado para dar prosseguimento à situação com o encaminhamento da menor para um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPs-AD).
Últimas notícias
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Entenda os pontos em negociação na retal final da COP30
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
