Alagoas reduz índice de pobreza e vulnerabilidade social na última decáda
Dados foram publicados pelo IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na manhã desta sexta-feira (25) o Índice da Pobreza e Vulnerabilidade (IPM-NM) entre os anos 2008-2009 e 2017-2018. Em Alagoas, os dados demonstram uma queda nestas desigualdades no período estudado.
De acordo com os dados, pelo menos cinco Estados da região Nordeste tiveram uma redução de pelo menos 8 pontos, entre eles está Alagoas ( caindo de 12,8 para 4,7), Bahia (caindo de 13,1 para 3,9), Sergipe (saindo de 12,4 para 3,1), Piauí (de 14,1 para 4,3) e Maranhão (de 18,7 para 7,7).
Entretanto, ao avaliar o IPM-NM do Nordeste, o Maranhão (7,7) e Alagoas (4,7) apresentaram os maiores índices. Ao levarmos em conta a contribuição dos efeitos marginais das dimensões em 2017-2018, para o Maranhão, embora todas sejam significativas, acesso a serviços financeiros e padrão de vida apresentou a maior contribuição com 18,7%, menos do que o percentual para o Brasil (19,2%). Esta dimensão também foi a mais relevante para Alagoas, com uma contribuição de 19,7%, neste caso maior que o valor obtido para o Brasil.
Para acessar a pesquisa completa sobre os índices de pobreza no Brasil e demais estados, clique aqui.
Últimas notícias
Carro capota na zona rural de Craíbas e mobiliza moradores durante a noite
No Brasil, 9 em cada 10 refugiados registrados são venezuelanos
Cantor colombiano Yeison Jiménez morre em acidente aéreo
Turista é mordida por tubarão durante mergulho em Fernando de Noronha
Velório de Manoel Carlos será restrito a amigos e familiares
Mega-Sena acumula, e prêmio sobe para R$ 20 milhões; veja dezenas
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
