Alagoas reduz índice de pobreza e vulnerabilidade social na última decáda
Dados foram publicados pelo IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na manhã desta sexta-feira (25) o Índice da Pobreza e Vulnerabilidade (IPM-NM) entre os anos 2008-2009 e 2017-2018. Em Alagoas, os dados demonstram uma queda nestas desigualdades no período estudado.
De acordo com os dados, pelo menos cinco Estados da região Nordeste tiveram uma redução de pelo menos 8 pontos, entre eles está Alagoas ( caindo de 12,8 para 4,7), Bahia (caindo de 13,1 para 3,9), Sergipe (saindo de 12,4 para 3,1), Piauí (de 14,1 para 4,3) e Maranhão (de 18,7 para 7,7).
Entretanto, ao avaliar o IPM-NM do Nordeste, o Maranhão (7,7) e Alagoas (4,7) apresentaram os maiores índices. Ao levarmos em conta a contribuição dos efeitos marginais das dimensões em 2017-2018, para o Maranhão, embora todas sejam significativas, acesso a serviços financeiros e padrão de vida apresentou a maior contribuição com 18,7%, menos do que o percentual para o Brasil (19,2%). Esta dimensão também foi a mais relevante para Alagoas, com uma contribuição de 19,7%, neste caso maior que o valor obtido para o Brasil.
Para acessar a pesquisa completa sobre os índices de pobreza no Brasil e demais estados, clique aqui.
Últimas notícias
Três pessoas são resgatadas após se afogarem na Praia do Francês
China promete ajudar Brasil para evitar colapso na produção de carros
Últimos corpos de pessoas assassinadas em operação no Rio deixam o IML
Projeto de Lei Antifacção: conheça os principais pontos da proposta
Homenagem a Douglas Apratto marca abertura da Bienal do Livro 2025 no estande da Eduneal
Motociclista morre ao ser atingido por carro na AL-110 em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
