Saúde

Alagoas terá 98 novos leitos para implantar a Rede de Atenção Psicossocial

Anúncio foi feito pelo secretário Gustavo Pontes na tarde desta segunda-feira (11), durante sessão pública na ALE para discutir a prevenção ao suicídio

Por 7Segundos com Assessoria 11/09/2023 21h09
Alagoas terá 98 novos leitos para implantar a Rede de Atenção Psicossocial
Audiência Pública na ALE tratou do tema Saúde Mental e Políticas de Prevenção e Posvenção ao Suicídio - Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

O Secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, anunciou na tarde desta segunda-feira (11) a implementação de 98 novos leitos direcionados para a saúde mental. Em breve, a rede hospitalar estadual vai passar a contar com 129 leitos exclusivos para assegurar assistência psicossocial. O anúncio ocorreu durante uma sessão pública na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), em Maceió, onde foi discutido o tema Saúde Mental e Políticas de Prevenção e Posvenção ao Suicídio.

De acordo com o gestor da saúde estadual, a ampliação dos leitos de saúde mental é fruto de um estudo realizado pela equipe técnica da Supervisão Estadual de Atenção Psicossocial, vinculada à Sesau. Gustavo Pontes de Miranda disse que a rede de hospitais do Estado conta com 31 leitos destinados à saúde mental, mas o número precisa ser ampliado para prestar assistência ainda mais ágil, eficiente e humanizada às pessoas em sofrimento mental.

“Devemos falar de saúde mental não só no Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, mas, todos os dias. É prioridade da Sesau a implementação da Rede de Atenção Psicossocial. Com a criação dos 98 novos leitos, vamos chegar aos 129 leitos destinados, exclusivamente, para o cuidado com essas pessoas que tanto precisam de assistência qualificada”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, ao salientar que o projeto de ampliação dos leitos está em fase de implementação.

Presente à sessão pública, a supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau, Tereza Cristina Moura, ressaltou que a ampliação da Rede de Atenção Psicossocial é uma luta de vários anos e que estará sendo concretizada em breve para qualificar, ainda mais, a assistência nesta área.

"Além da criação de novos leitos de saúde mental, a proposta de cofinanciamento prevê a implantação de CAPS [Centros de Atenção Psicossocial] tipo 3, por Região de Saúde, bem como, as Residências Terapêuticas, justamente para acolher as pessoas que irão deixar o CPJ [Centro Psiquiátrico Judiciário], atendendo determinação do CNJ [Conselho Nacional de Justiça]", destacou.

Ações Desenvolvidas pela Sesau

Sobre o combate ao suicídio, Tereza Cristina Moura enfatizou que o Estado lançou em 2019 o Comitê de Prevenção e Pósvenção do Suicídio do Estado de Alagoas (CEPPSAL) e que, desde então, foram realizadas diversas capacitações aos técnicos que atuam nos serviços da rede, com foco na implementações de fluxos, acolhimento e estratégias de cuidado.

"Com relação ao tema suicídio, também estão sendo realizados seminários e oficinas nos municípios ao longo deste mês, além do desenvolvimento de ações de saúde mental nas comunidades quilombolas, iniciando com as situadas no município Poço das Trincheiras, onde detectou-se, por meio de monitoramento, aumento nos índices epidemiológicos de violência autoprovocada e óbitos por suicídio", informou.

A sessão pública foi presidida pelo deputado Estadual Ronaldo Medeiros, que foi o autor da proposição e contou, ainda, com a presença do deputado Lelo Maia e da promotora do Ministério Público Estadual (MPE), Micheline Tenório. Também participaram da ação, membros do Comitê Estadual de Prevenção e Posvenção ao Suicídio de Alagoas (CEPPSAL), técnicos da Supervisão de Atenção Psicossocial da Sesau e usuários da rede assistencial.

O deputado Ronaldo Medeiros destacou que o tema levado para a sessão na ALE é de bastante relevância para toda a população que sofre ou tem um familiar com problemas psicológicos, que podem levar ao suicídio. “É importante a gente dar ênfase ao tema saúde mental, principalmente neste momento onde se discute o fechamento dos Manicômios Judiciários. É importante que a rede pública se capacite e busque espaço para suprir essa demanda tão importante da nossa sociedade”, disse.

De acordo com o deputado estadual Lelo Maia, a discussão sobre a saúde mental é um tema recorrente de toda a população e deve ser discutido para que políticas públicas sejam aplicadas para assegurar assistência a quem precisa.

“Diariamente temos notícias de alguém próximo sobre suicídio. Se alguém for pedir ajuda, estenda a mão. A doença do corpo é mais fácil de identificar, mas a doença da mente é oculta. O governador Paulo Dantas, o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, estão trabalhando para avançar em diversas áreas. Alagoas tem uma saúde de ponta, contamos com hospitais equipados e o doutor Gustavo vai trazer boas notícias nessa área psiquiatra também”, destacou o deputado.