Alagoas terá 98 novos leitos para implantar a Rede de Atenção Psicossocial
Anúncio foi feito pelo secretário Gustavo Pontes na tarde desta segunda-feira (11), durante sessão pública na ALE para discutir a prevenção ao suicídio
O Secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, anunciou na tarde desta segunda-feira (11) a implementação de 98 novos leitos direcionados para a saúde mental. Em breve, a rede hospitalar estadual vai passar a contar com 129 leitos exclusivos para assegurar assistência psicossocial. O anúncio ocorreu durante uma sessão pública na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), em Maceió, onde foi discutido o tema Saúde Mental e Políticas de Prevenção e Posvenção ao Suicídio.
De acordo com o gestor da saúde estadual, a ampliação dos leitos de saúde mental é fruto de um estudo realizado pela equipe técnica da Supervisão Estadual de Atenção Psicossocial, vinculada à Sesau. Gustavo Pontes de Miranda disse que a rede de hospitais do Estado conta com 31 leitos destinados à saúde mental, mas o número precisa ser ampliado para prestar assistência ainda mais ágil, eficiente e humanizada às pessoas em sofrimento mental.
“Devemos falar de saúde mental não só no Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, mas, todos os dias. É prioridade da Sesau a implementação da Rede de Atenção Psicossocial. Com a criação dos 98 novos leitos, vamos chegar aos 129 leitos destinados, exclusivamente, para o cuidado com essas pessoas que tanto precisam de assistência qualificada”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, ao salientar que o projeto de ampliação dos leitos está em fase de implementação.
Presente à sessão pública, a supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau, Tereza Cristina Moura, ressaltou que a ampliação da Rede de Atenção Psicossocial é uma luta de vários anos e que estará sendo concretizada em breve para qualificar, ainda mais, a assistência nesta área.
"Além da criação de novos leitos de saúde mental, a proposta de cofinanciamento prevê a implantação de CAPS [Centros de Atenção Psicossocial] tipo 3, por Região de Saúde, bem como, as Residências Terapêuticas, justamente para acolher as pessoas que irão deixar o CPJ [Centro Psiquiátrico Judiciário], atendendo determinação do CNJ [Conselho Nacional de Justiça]", destacou.
Ações Desenvolvidas pela Sesau
Sobre o combate ao suicídio, Tereza Cristina Moura enfatizou que o Estado lançou em 2019 o Comitê de Prevenção e Pósvenção do Suicídio do Estado de Alagoas (CEPPSAL) e que, desde então, foram realizadas diversas capacitações aos técnicos que atuam nos serviços da rede, com foco na implementações de fluxos, acolhimento e estratégias de cuidado.
"Com relação ao tema suicídio, também estão sendo realizados seminários e oficinas nos municípios ao longo deste mês, além do desenvolvimento de ações de saúde mental nas comunidades quilombolas, iniciando com as situadas no município Poço das Trincheiras, onde detectou-se, por meio de monitoramento, aumento nos índices epidemiológicos de violência autoprovocada e óbitos por suicídio", informou.
A sessão pública foi presidida pelo deputado Estadual Ronaldo Medeiros, que foi o autor da proposição e contou, ainda, com a presença do deputado Lelo Maia e da promotora do Ministério Público Estadual (MPE), Micheline Tenório. Também participaram da ação, membros do Comitê Estadual de Prevenção e Posvenção ao Suicídio de Alagoas (CEPPSAL), técnicos da Supervisão de Atenção Psicossocial da Sesau e usuários da rede assistencial.
O deputado Ronaldo Medeiros destacou que o tema levado para a sessão na ALE é de bastante relevância para toda a população que sofre ou tem um familiar com problemas psicológicos, que podem levar ao suicídio. “É importante a gente dar ênfase ao tema saúde mental, principalmente neste momento onde se discute o fechamento dos Manicômios Judiciários. É importante que a rede pública se capacite e busque espaço para suprir essa demanda tão importante da nossa sociedade”, disse.
De acordo com o deputado estadual Lelo Maia, a discussão sobre a saúde mental é um tema recorrente de toda a população e deve ser discutido para que políticas públicas sejam aplicadas para assegurar assistência a quem precisa.
“Diariamente temos notícias de alguém próximo sobre suicídio. Se alguém for pedir ajuda, estenda a mão. A doença do corpo é mais fácil de identificar, mas a doença da mente é oculta. O governador Paulo Dantas, o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, estão trabalhando para avançar em diversas áreas. Alagoas tem uma saúde de ponta, contamos com hospitais equipados e o doutor Gustavo vai trazer boas notícias nessa área psiquiatra também”, destacou o deputado.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
