Novo estudo aponta concentração de médicos em Maceió
Os 101 municípios do interior somados não chegam a um quinto do total no estado
Divulgado nessa segunda-feira (11), o novo estudo sobre a Demografia Médica no Brasil trouxe uma reafirmação de algo já consolidado: a concentração de profissionais nas capitais. A atualização dos dados foi feita pela Faculdade de Medicina da USP e a Associação Médica Brasileira (AMB), com base no censo mais recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Assim como em todo o país, a situação em Alagoas evidenciou uma média de 2,14 médicos a cada mil habitantes no estado, enquanto que em Maceió esse número foi de 5,73. Essa quantidade é aproximadamente 168% superior que o valor médio dos 102 municípios somados.
O número na capital alagoana é superior à média nacional (2,7) e à regional (2,09). Ao todo, Maceió conta com 5.488 profissionais de medicina, representando 81,9% do total de 6.693 que existem em todo o estado. As demais 101 cidades contam com 1.205 médicos.
Entretanto, mesmo com a disparidade dentro do estado, Maceió tem apenas a sétima maior média entre as capitais nordestinas, à frente apenas de Fortaleza (CE), com 5,44, e de São Luís (MA), com 4,72. Alagoas possui uma situação similar, sendo a sexta entre as unidades da federação localizadas no Nordeste, superando apenas o Ceará, a Bahia e o Maranhão, que obteve o menor do país.
70% de médicos estão concentrados onde vivem menos de 30% da população
A desigualdade na distribuição de médicos no Brasil fica ainda mais evidente no agrupamento de municípios segundo estratos populacionais e com base no Censo 2022 do IBGE (Tabela 5, anexo). Dentre os 5.570 municípios do país, 3.861 (69,3%) têm até 20 mil habitantes.
Juntas, essas cidades têm cerca de 31,9 milhões de habitantes ou 15,8% da população brasileira. Nesse mesmo conjunto estão apenas 16,7 mil médicos, ou 2,8% do total de profissionais do país. Inversamente, nas 41 cidades com mais de 500 mil habitantes, onde vivem 29% da população nacional, estão concentrados 61,5% dos médicos. As 319 cidades com mais de 100 mil habitantes concentram 57% dos habitantes e 85,5% dos médicos do país.
Projeção: mais de um milhão de médicos até 2025
Em 2035, conforme três cenários considerados pelo estudo Demografia Médica, o Brasil terá de 1 a 1,3 milhão de médicos. As projeções consideraram a taxa de crescimento populacional observada pelo IBGE entre 2010 e 2022 e distintas hipóteses de intensidade de abertura de cursos e vagas de medicina.
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
