Novo estudo aponta concentração de médicos em Maceió
Os 101 municípios do interior somados não chegam a um quinto do total no estado

Divulgado nessa segunda-feira (11), o novo estudo sobre a Demografia Médica no Brasil trouxe uma reafirmação de algo já consolidado: a concentração de profissionais nas capitais. A atualização dos dados foi feita pela Faculdade de Medicina da USP e a Associação Médica Brasileira (AMB), com base no censo mais recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Assim como em todo o país, a situação em Alagoas evidenciou uma média de 2,14 médicos a cada mil habitantes no estado, enquanto que em Maceió esse número foi de 5,73. Essa quantidade é aproximadamente 168% superior que o valor médio dos 102 municípios somados.
O número na capital alagoana é superior à média nacional (2,7) e à regional (2,09). Ao todo, Maceió conta com 5.488 profissionais de medicina, representando 81,9% do total de 6.693 que existem em todo o estado. As demais 101 cidades contam com 1.205 médicos.
Entretanto, mesmo com a disparidade dentro do estado, Maceió tem apenas a sétima maior média entre as capitais nordestinas, à frente apenas de Fortaleza (CE), com 5,44, e de São Luís (MA), com 4,72. Alagoas possui uma situação similar, sendo a sexta entre as unidades da federação localizadas no Nordeste, superando apenas o Ceará, a Bahia e o Maranhão, que obteve o menor do país.
70% de médicos estão concentrados onde vivem menos de 30% da população
A desigualdade na distribuição de médicos no Brasil fica ainda mais evidente no agrupamento de municípios segundo estratos populacionais e com base no Censo 2022 do IBGE (Tabela 5, anexo). Dentre os 5.570 municípios do país, 3.861 (69,3%) têm até 20 mil habitantes.
Juntas, essas cidades têm cerca de 31,9 milhões de habitantes ou 15,8% da população brasileira. Nesse mesmo conjunto estão apenas 16,7 mil médicos, ou 2,8% do total de profissionais do país. Inversamente, nas 41 cidades com mais de 500 mil habitantes, onde vivem 29% da população nacional, estão concentrados 61,5% dos médicos. As 319 cidades com mais de 100 mil habitantes concentram 57% dos habitantes e 85,5% dos médicos do país.
Projeção: mais de um milhão de médicos até 2025
Em 2035, conforme três cenários considerados pelo estudo Demografia Médica, o Brasil terá de 1 a 1,3 milhão de médicos. As projeções consideraram a taxa de crescimento populacional observada pelo IBGE entre 2010 e 2022 e distintas hipóteses de intensidade de abertura de cursos e vagas de medicina.
Últimas notícias

Jovem morre baleado em Maragogi

Deputado Daniel propõe reconhecimento do canto das destaladeiras como patrimônio cultural

Mulher que viralizou em live com cantor evangélico se pronuncia após sucesso na internet

Homem é flagrado com facão enquanto bebia em bar no Centro de Piaçabuçu
Empresário é preso em Arapiraca durante operação da PF que investiga fraude milionária e ocultação de cadáver

PGR pede ao STF fim de inquérito sobre Bolsonaro por suposta fraude em cartão de vacina
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
