Lei estabelece penalidades para quem pratique discriminação contra autistas
Projeto de lei é de autoria do deputado Delegado Leonam
Agora é lei. Foi sancionada pelo Governo do Estado a lei nº 8.885/2023, de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que estabelece penalidades administrativas às pessoas naturais ou pessoas jurídicas e agentes públicos que pratiquem atos de discriminação contra pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no âmbito do Estado de Alagoas, e dá outras providências.
“A presente legislação tem como objetivo intensificar a política de proteção das pessoas com deficiência, especificamente, as pessoas com TEA, a fim de complementar as campanhas educativas com a fixação de sanções administrativa em caso de descumprimento”, destaca o autor da lei.
Pela lei, comprovada a prática, indução ou incitação de discriminação contra pessoa ou grupo de pessoas com TEA, a Administração Pública, sempre garantindo a prévia e ampla defesa, poderá aplicar aos infratores as seguintes sanções: advertência escrita acompanhada de um folheto explicativo sobre o TEA, podendo haver o encaminhamento do infrator para participação em palestras educativas sobre TEA ministrada por entidade pública ou privada de defesa de pessoas com Transtorno de Espectro Autista, bem como a possibilidade de atuação como voluntário nos Centros de Atendimentos as pessoas com TEA; multa de R$ 1.000,00 (mil reais), no caso de pessoa física; e multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), no caso de pessoa jurídica.
Últimas notícias
[Vídeo] Árvore de Natal de 34 metros começa a ser montada no Marco dos Corais em Maceió
Homem leva filho à festa infantil e nota algo inesperado entre os pais
[Vídeo] Cibele Moura defende PL que institui ensino de empreendedorismo nas escolas estaduais
Bastidores da polêmica entre Agatha Moreira e Pablo Morais vêm à tona
Mãe recebe fotos escolares dos filhos e se surpreende com resultado
Pela primeira vez, uniões consensuais superam casamento formal no país
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
