Paulo Dantas assina ofício do Consórcio Nordeste que cobra apoio financeiro do Governo Federal
Finanças dos estados foram impactados com as LCs 192 e 193/2022 e quedas do FPE

Em carta conjunta aos secretários de Estado da Fazenda das regiões Norte e Nordeste, a secretária Renata Santos (SEFAZ), solicitou apoio do Governo Federal para garantir a sustentabilidade do equilibrou fiscal, impactados pelas leis complementares de números 192 e 194/2022 e agravadas pelas sucessivas quedas do repasse do Fundo de dos Estados.
"O objetivo é assegurar o compromisso de uma administração financeiramente sólida e e sustentável para que mantenha o funcionamento de serviços públicos essenciais, como saúde, educação e segurança pública", disse Renata.
No documento, os secretários de Fazenda explicam que as leis complementares promoveram reduções estruturais nos orçamentos estaduais e municipais, retirando, por exercício fiscal, aproximadamente R$ 124 bilhões de arrecadação de ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços).
"Esses recursos são extremamente importantes e vitais para manter a saúde financeira do estado em conformidade com os investimentos feitos para o desenvolvimento do estado", destacou Renata.
Ainda de acordo com a carta, os estados têm envidado todos os esforços possíveis no sentido de reequilibrar as contas, inclusive efetuando a recalibragem de suas alíquotas modais do ICMS, fazendo uso das ferramentas de governança que lhes competem.
Todos os governadores dos nove estados do Nordeste assinaram a carta.
Últimas notícias

Prefeito Luciano Barbosa posta nota de pesar pela morte de Dona Helena, matriarca do Grupo Coringa

Unidade Trapiche do Hemoal Maceió funciona em horário reduzido neste sábado (15)

Previsão do tempo para este fim de semana em AL é de nebulosidade e possibilidade de chuva

Juizados da Mulher da Capital e de Arapiraca analisam 256 processos de violência doméstica

Motociclista fica gravemente ferido após colidir contra poste na Mangabeiras

Unidade do Hemocentro de Arapiraca tem nova gerente
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
