Escolas particulares terão reajuste; responsáveis devem ficar atentos a valores abusivos
Procon Maceió dá dicas de como não cair em armadilhas
As mensalidades das escolas particulares deverão aumentar, em média, 9% em 2024, de acordo com levantamento feito pelo Melhor Escola, site buscador de escolas no Brasil. Ao todo, 979 escolas de praticamente todos os estados responderam ao questionário. Há instituições que manterão o mesmo valor praticado este ano e há também reajustes que chegam a 35% em relação ao cobrado este ano.
O 7Segundos procurou o Procon Maceió, para saber o que os pais devem fazer caso sejam surpreendidos com aumentos abusivos de mensalidade. Ainda não há previsão para a divulgação do aumento no Estado.
O Procon Maceió orientou que reajuste do valor da mensalidade, de um ano para o outro, considerando a mesma série e ano escolar, é razoável quando ocorrer no percentual de até 10%, devendo ser justificado e detalhado os custos, no caso de aprimoramento ou ampliação do serviço ofertado pela instituição.
A cobrança de taxa para reserva de matrícula para o ano letivo pode ser feita, no entanto, para o estudante já matriculado e adimplente, o pagamento da pré-matrícula não pode ser condição para garantia de vaga do próximo ano letivo, vez que ele deve ter prioridade para manutenção de sua vaga.
O valor eventualmente antecipado a título de pré-matrícula, para reserva de vaga em instituição privada de ensino para aluno novato, deverá ser compensado/deduzido na primeira mensalidade cobrada pela instituição de ensino.
Caso desista antes do início das aulas, o estudante ou responsável tem direito à devolução dos valores pagos. Entretanto, se houver despesas administrativas e constar no contrato, a escola pode reter parte desse valor.
O Procon Maceió faz as orientações conforme previsões no Código de Defesa do Consumidor (Lei Federal 8.078/90) e na Lei Federal 9.870/99., se colocando a disposição para dúvidas nos postos de atendimento e através do WhatsApp 82 98882-8326 e 0800 082 4567.


Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
