Escolas particulares terão reajuste; responsáveis devem ficar atentos a valores abusivos
Procon Maceió dá dicas de como não cair em armadilhas

As mensalidades das escolas particulares deverão aumentar, em média, 9% em 2024, de acordo com levantamento feito pelo Melhor Escola, site buscador de escolas no Brasil. Ao todo, 979 escolas de praticamente todos os estados responderam ao questionário. Há instituições que manterão o mesmo valor praticado este ano e há também reajustes que chegam a 35% em relação ao cobrado este ano.
O 7Segundos procurou o Procon Maceió, para saber o que os pais devem fazer caso sejam surpreendidos com aumentos abusivos de mensalidade. Ainda não há previsão para a divulgação do aumento no Estado.
O Procon Maceió orientou que reajuste do valor da mensalidade, de um ano para o outro, considerando a mesma série e ano escolar, é razoável quando ocorrer no percentual de até 10%, devendo ser justificado e detalhado os custos, no caso de aprimoramento ou ampliação do serviço ofertado pela instituição.
A cobrança de taxa para reserva de matrícula para o ano letivo pode ser feita, no entanto, para o estudante já matriculado e adimplente, o pagamento da pré-matrícula não pode ser condição para garantia de vaga do próximo ano letivo, vez que ele deve ter prioridade para manutenção de sua vaga.
O valor eventualmente antecipado a título de pré-matrícula, para reserva de vaga em instituição privada de ensino para aluno novato, deverá ser compensado/deduzido na primeira mensalidade cobrada pela instituição de ensino.
Caso desista antes do início das aulas, o estudante ou responsável tem direito à devolução dos valores pagos. Entretanto, se houver despesas administrativas e constar no contrato, a escola pode reter parte desse valor.
O Procon Maceió faz as orientações conforme previsões no Código de Defesa do Consumidor (Lei Federal 8.078/90) e na Lei Federal 9.870/99., se colocando a disposição para dúvidas nos postos de atendimento e através do WhatsApp 82 98882-8326 e 0800 082 4567.


Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
