Paulo assina parceria para transformar Nordeste em líder global de produção de Hidrogênio Verde
Consórcio Nordeste referendou memorando com o Bird que põe região como grande impulsionador de energia renovável em todo o mundo

O governador Paulo Dantas participou, nesta segunda-feira (25), de uma assembleia do Consórcio Nordeste, em Brasília, onde foi assinado um memorando junto ao Banco Mundial (Bird), com o objetivo de desenvolver a cadeia produtiva de energias renováveis, incluindo o Hidrogênio Verde. Com o acordo, serão oferecidas oportunidades para o desenvolvimento de projetos de distribuição de energia solar e de acesso a água e saneamento de maneira sustentável nos nove estados.
Estudos apontam que o Nordeste já tem potencial de 107 gigawatts para produção, o que transformaria a região em um polo mundial dessa fonte de energia. Por exemplo, o bioma da Caatinga tem um dos papéis mais relevantes para o desenvolvimento da economia verde, tanto no processo de descarbonização, quanto para o desenvolvimento de uma nova cadeia de valor.
%200015.jpg)
Paulo parabenizou os demais governadores por participarem desse momento histórico e destacou a importância desta parceria para transformar a realidade do Nordeste e do país. “Vamos transformar nossa região em um polo global dessa fonte de energia. Além disso, vamos criar novas cadeias de valor em todos os estados do Nordeste, o que vai nos colocar como um centro da economia sustentável. O nosso compromisso é com o meio ambiente, com potenciais oportunidades em projetos de energia solar, água e saneamento. Por isso essa parceria é tão importante, porque promove troca de experiências e apoio técnico a projetos que contribuirão para o desenvolvimento da nossa região”, destacou.
O diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt, analisou o cenário para investimentos no desenvolvimento sustentável, observando que a região reúne todas as condições para comandar esse movimento de renovação. “Temos grandes oportunidades para o Brasil se tornar um líder global de transição energética e o Nordeste pode ser um líder dentro do Brasil”, afirmou.
%200119.jpg)
OPORTUNIDADE
Por fim, o presidente do Consórcio Nordeste e governador da Paraíba, João Azevêdo, afirmou que a união dos estados nordestinos abre um caminho seguro para o início da produção e geração de riquezas, promovendo a inclusão social. “Estamos assinando esse memorando de elementos com o Banco Mundial, que vai colocar toda a sua expertise à disposição do Consórcio Nordeste, e a troca de experiência com as ações e projetos já em andamento por parte de cada estado", adiantou."Eu não tenho dúvida nenhuma, para com que a gente tenha condições de estabelecer um caminho seguro, sustentável e possa gerar, acima de tudo, a riqueza que a região precisa, mas com inclusão social, para que essa riqueza verdadeiramente chegue na ponta, chegue aqueles que mais precisam”, concluiu. Além do memorando com o Banco Mundial, também foram debatidos projetos sustentáveis abrangendo hidrogênio de baixo carbono, preservação da Caatinga, energia solar, água, saneamento e expansão da conectividade digital com segurança cibernética.
Últimas notícias

PM apreende 23 armas de fogo e quase 50 kg de drogas na última semana em Alagoas

“Corre, que é Terapêutico” ocorre nesta quinta (9) em Arapiraca

Corpo de Bombeiros faz buscas por criança desaparecida na praia de Pontal do Peba, em Piaçabuçu

Traficante 'Playboy' morto em confronto é suspeito de participar de roubos de relógios de luxo, em Maceió

Israel mantém ofensiva em Gaza, mesmo após apelo de Trump

Cientistas descobrem nova espécie de mamífero após anos de estudo no Peru
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
