Desenvolvimento

Paulo assina parceria para transformar Nordeste em líder global de produção de Hidrogênio Verde

Consórcio Nordeste referendou memorando com o Bird que põe região como grande impulsionador de energia renovável em todo o mundo

Por 7Segundos com Governo de Alagoas 25/09/2023 18h06
Paulo assina parceria para transformar Nordeste em líder global de produção de Hidrogênio Verde
Governador destacou compromisso com o meio ambiente em projetos de energia solar, água e saneamento - Foto: Robson Cesco

O governador Paulo Dantas participou, nesta segunda-feira (25), de uma assembleia do Consórcio Nordeste, em Brasília, onde foi assinado um memorando junto ao Banco Mundial (Bird), com o objetivo de desenvolver a cadeia produtiva de energias renováveis, incluindo o Hidrogênio Verde. Com o acordo, serão oferecidas oportunidades para o desenvolvimento de projetos de distribuição de energia solar e de acesso a água e saneamento de maneira sustentável nos nove estados.

Estudos apontam que o Nordeste já tem potencial de 107 gigawatts para produção, o que transformaria a região em um polo mundial dessa fonte de energia. Por exemplo, o bioma da Caatinga tem um dos papéis mais relevantes para o desenvolvimento da economia verde, tanto no processo de descarbonização, quanto para o desenvolvimento de uma nova cadeia de valor.



Paulo parabenizou os demais governadores por participarem desse momento histórico e destacou a importância desta parceria para transformar a realidade do Nordeste e do país. “Vamos transformar nossa região em um polo global dessa fonte de energia. Além disso, vamos criar novas cadeias de valor em todos os estados do Nordeste, o que vai nos colocar como um centro da economia sustentável. O nosso compromisso é com o meio ambiente, com potenciais oportunidades em projetos de energia solar, água e saneamento. Por isso essa parceria é tão importante, porque promove troca de experiências e apoio técnico a projetos que contribuirão para o desenvolvimento da nossa região”, destacou.

O diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt, analisou o cenário para investimentos no desenvolvimento sustentável, observando que a região reúne todas as condições para comandar esse movimento de renovação. “Temos grandes oportunidades para o Brasil se tornar um líder global de transição energética e o Nordeste pode ser um líder dentro do Brasil”, afirmou.

OPORTUNIDADE
Por fim, o presidente do Consórcio Nordeste e governador da Paraíba, João Azevêdo, afirmou que a união dos estados nordestinos abre um caminho seguro para o início da produção e geração de riquezas, promovendo a inclusão social. “Estamos assinando esse memorando de elementos com o Banco Mundial, que vai colocar toda a sua expertise à disposição do Consórcio Nordeste, e a troca de experiência com as ações e projetos já em andamento por parte de cada estado", adiantou."Eu não tenho dúvida nenhuma, para com que a gente tenha condições de estabelecer um caminho seguro, sustentável e possa gerar, acima de tudo, a riqueza que a região precisa, mas com inclusão social, para que essa riqueza verdadeiramente chegue na ponta, chegue aqueles que mais precisam”, concluiu. Além do memorando com o Banco Mundial, também foram debatidos projetos sustentáveis abrangendo hidrogênio de baixo carbono, preservação da Caatinga, energia solar, água, saneamento e expansão da conectividade digital com segurança cibernética.