Alagoas é o 5º estado do país no ranking de emissões da Carteira de Identidade Nacional.
Instituto de Identificação do Estado foi responsável por 8,79% do total de documentos impressos em todo o Brasil

Dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública na manhã desta sexta-feira (13) apontam Alagoas como 2º estado do Nordeste e o 5º do país no ranking de emissões da Carteira de Identidade Nacional (CIN). De março até setembro o Instituto de Identificação da Polícia Científica de Alagoas emitiu 151.903 primeiras vias do novo modelo do documento.
De acordo com o ministério, esse número expressivo de emissões representa 8,79% do total de carteiras emitidas em todo o país. Quando comparado proporcionalmente ao número de habitantes do estado, 3.127.511 (IBGE), a quantidade de documentos impressos, representa 4,25% para a população alagoana.
Erik Silveira, superintendente do Instituto de Identificação, comemorou os números positivos divulgados pelo ministério. Ele explicou que Alagoas foi o primeiro estado do Nordeste e o quarto em todo o país a emitir o CIN que substituiu o antigo RG, adotando o CPF como único número de identificação do cidadão.
“A Carteira de Identidade Nacional foi uma prioridade do governo Paulo Dantas. Por isso que Alagoas saiu à frente de tantos outros Estados e esses números que hoje nós comemoramos é fruto disso. Mas, quem ganha com esse trabalho, com esse empenho, com essa determinação, é a população, aonde a gente consegue levar a cidadania aos quatro cantos do Estado,”, afirmou o superintendente.
Atualmente toda a rede de atendimento à população com 46 postos de identificação está apta a emitir o novo documento no Estado. Na capital e nas Centrais Já de atendimento o agendamento é online pelo site https://agendamento.seplag.al.gov.br/ e nos demais postos, o agendamento é presencial.
Segundo o ministério, mais de 1.727.965 mil CINs físicas foram emitidas até o mês de setembro em todo o país. O estado com maior número de emissões é Santa Catarina, seguido do Rio Grande do Sul, Piauí e Mato Grosso, que compõem com a Alagoas o ranking dos cinco primeiros colocados no número de emissões.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que é responsável por prestar apoio técnico aos estados para a efetivação do serviço, informou que até agora 13 estados estão aptos a emitir o CIN. Em março deste ano, o governo federal prorrogou para o próximo dia 06 de novembro o prazo final para que todos Estados se adequem e passem a emitir o novo documento.
Últimas notícias

Aulão interativo da Semed prepara estudantes para o Saeb em escolas municipais

STF cancela passaporte de Silas Malafaia e proíbe contato com Bolsonaro

Parceria entre Sebrae e prefeitura de Penedo impulsiona desenvolvimento de pequenos negócios com a Casa do Empreendedor

Junqueiro celebra legado de Tarcísio de Jesus com estátua e evento cultural

Lei garante que Maceió participe da mobilização nacional do Agosto Dourado em defesa da amamentação

PF cumpre mandado contra Silas Malafaia no Galeão por suspeita de obstrução de Justiça ligada à tentativa de golpe
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
