Alagoas é o 5º estado do país no ranking de emissões da Carteira de Identidade Nacional.
Instituto de Identificação do Estado foi responsável por 8,79% do total de documentos impressos em todo o Brasil
Dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública na manhã desta sexta-feira (13) apontam Alagoas como 2º estado do Nordeste e o 5º do país no ranking de emissões da Carteira de Identidade Nacional (CIN). De março até setembro o Instituto de Identificação da Polícia Científica de Alagoas emitiu 151.903 primeiras vias do novo modelo do documento.
De acordo com o ministério, esse número expressivo de emissões representa 8,79% do total de carteiras emitidas em todo o país. Quando comparado proporcionalmente ao número de habitantes do estado, 3.127.511 (IBGE), a quantidade de documentos impressos, representa 4,25% para a população alagoana.
Erik Silveira, superintendente do Instituto de Identificação, comemorou os números positivos divulgados pelo ministério. Ele explicou que Alagoas foi o primeiro estado do Nordeste e o quarto em todo o país a emitir o CIN que substituiu o antigo RG, adotando o CPF como único número de identificação do cidadão.
“A Carteira de Identidade Nacional foi uma prioridade do governo Paulo Dantas. Por isso que Alagoas saiu à frente de tantos outros Estados e esses números que hoje nós comemoramos é fruto disso. Mas, quem ganha com esse trabalho, com esse empenho, com essa determinação, é a população, aonde a gente consegue levar a cidadania aos quatro cantos do Estado,”, afirmou o superintendente.
Atualmente toda a rede de atendimento à população com 46 postos de identificação está apta a emitir o novo documento no Estado. Na capital e nas Centrais Já de atendimento o agendamento é online pelo site https://agendamento.seplag.al.gov.br/ e nos demais postos, o agendamento é presencial.
Segundo o ministério, mais de 1.727.965 mil CINs físicas foram emitidas até o mês de setembro em todo o país. O estado com maior número de emissões é Santa Catarina, seguido do Rio Grande do Sul, Piauí e Mato Grosso, que compõem com a Alagoas o ranking dos cinco primeiros colocados no número de emissões.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que é responsável por prestar apoio técnico aos estados para a efetivação do serviço, informou que até agora 13 estados estão aptos a emitir o CIN. Em março deste ano, o governo federal prorrogou para o próximo dia 06 de novembro o prazo final para que todos Estados se adequem e passem a emitir o novo documento.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
