Saúde

Sesau debate Rede de Oncologia de Alagoas em reunião na Comissão de Saúde da ALE

Encontro abordou o Plano Emergencial do estado para Assistência aos Pacientes com Câncer

Por 7Segundos com assessoria 23/10/2023 21h09
Sesau debate Rede de Oncologia de Alagoas em reunião na Comissão de Saúde da ALE
Assessor técnico da Sesau representou o secretário da saúde e apresentou o Plano Emergencial de Oncologia - Foto: Reprodução/Assessoria

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) participou, nesta segunda-feira (23), de uma reunião com a Comissão de Saúde e Seguridade Social da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), na qual foi discutida a Rede da Oncologia de Alagoas. Durante o encontro, que ocorreu na sede do Legislativo estadual, no Centro de Maceió, foi apresentado o Plano Emergencial para Assistência aos Pacientes com Câncer, lançado pelo Governo do Estado no final do mês de setembro.

Na oportunidade, o assessor técnico da Sesau, Fernando Câmara, representou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, e ressaltou o compromisso da Sesau com a população e com os órgãos de controle. “O Plano Emergencial veio como o objetivo de ampliar a capacidade instalada e absorver demandas oncológicas. O Estado procurou, dentro dos seus recursos, aumentar a oferta de consultas com oncologistas, visando diminuir a fila de espera por assistência oncológica. Para isso, as unidades de saúde vinculadas ao Estado foram disponibilizadas para atendimento e realização de exames de pacientes oncológicos de todos os municípios”, enfatizou.

Ainda de acordo com Câmara, o Plano Emergencial está em construção, podendo haver adequações para melhor atendimento das pessoas que necessitam de atendimentos oncológicos. Ele antecipou, também, que nesta quarta-feira (25), a Sesau irá iniciar os atendimentos na unidade de consultas oncológicas no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca.

“Além disso, estão sendo encaminhados, após as consultas, pacientes que necessitam realizar exames complementares, necessários para o diagnóstico e a continuidade do tratamento dentro de todas as unidades que compõem a Rede Estadual de Saúde. Também estamos ampliando a disponibilidade de leitos, de forma provisória, para aumentar a capacidade de realização de cirurgias dentro do Hospital Universitário de Maceió, uma vez que o Estado irá encaminhar esses pacientes para leitos de retaguarda, possibilitando que mais cirurgias sejam realizadas no HU”, explicou Fernando Câmara. 

O Plano Emergencial de Socorro aos Pacientes com Câncer em apoio à Prefeitura de Maceió foi apresentado no dia 29 de setembro deste ano. A iniciativa é o maior conjunto de ações já feito na história de Alagoas para pacientes com câncer, oferecendo triagem, consultas e exames de imagens nas unidades hospitalares pertencentes ao Estado, de acordo com o suporte tecnológico de cada um. Na Clínica da Família José Aprígio Vilela estão sendo realizadas consultas de triagem, caso tenham diagnóstico confirmado ou suspeitos. No Hospital da Mulher (HM) foram ampliados os consultórios oncológicos, por meio de consultas de triagem oncológica em mastologia e ginecologia.

No Hemocentro de Alagoas (Hemoal), que já realiza consultas de triagens hemato-oncológicas, foi reforçada a estrutura para as consultas. No HM são realizados exames de biópsia de colo de útero e mama, mamografia, tomografia e ultrassonografia. No Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) acontecem exames de colonoscopia, endoscopia, tomografia e ultrassonografia. No Hospital do Coração Alagoano são ofertados exames de ressonância e no Hospital Regional da Mata (HRM) são oferecidas tomografias e ultrassonografias, além de biópsia da próstata, colonoscopia, endoscopia, tomografia e ultrassonografia no Hospital Regional do Norte (HRN).

O Centro de Diagnóstico por Imagem (Cedim) da Universidade Estadual de Ciências da Sesau de Alagoas (Uncisal) também faz parte do plano, ofertando biópsias de próstata e tireoide, mamografia e ultrassonografia. O Centro de Patologia Médica e Laboratorial (CPML) realiza todas as análises patológicas dos exames coletados na rede hospitalar relacionados às biópsias, bem como, os exames laboratoriais de marcadores tumorais. Além disso, o Hemoal tem a responsabilidade de dar suporte hemoterápico, biópsia de medula e mielograma.

Em relação a cirurgias, a Sesau assegurou o reforço da equipe médica e dos leitos clínicos e dos exames de ressonância com contraste no Hospital Universitário. Na Rede Pública Estadual as cirurgias ginecológicas e de mama foram asseguradas no HM e as de cabeça e pescoço e neuro no HMA. Com relação às sessões de quimioterapia e de radioterapia, permanecem de competência única e exclusiva dos prestadores habilitados, sob gestão plena do município.