Em audiência pública, Leonardo Dias reforça compromisso em defesa dos direitos de refugiados e migrantes
A audiência pública discutiu políticas de atenção à população migrante, em destaque aos indígenas venezuelanos da tribo Warao
O vereador Leonardo Dias (PL) presidiu, na tarde desta terça-feira (24) a audiência pública que discutiu políticas públicas de atenção à população migrante, refugiada e apátrida em Maceió, com destaque aos indígenas venezuelanos da tribo Warao.
A audiência contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além dos líderes da tribo indígena Warao
Dias relembrou que em 2020, um grupo com 20 indígenas chegou a Maceió devido ao brutal regime socialista de Nicolás Maduro que foi responsável pela migração de mais de 4 milhões de venezuelanos.
Na ocasião, o vereador foi o primeiro agente público a acolher os refugiados assim que eles desembarcaram em Maceió.
"Assim que eles chegaram aqui, nós os acolhemos e demos os primeiros encaminhamentos e seguimos acompanhando até hoje, que já estão instalados. Chegaram cerca de 20, inicialmente, hoje são mais de 130 e estão para chegar mais outros 10", recordou o vereador.
Dias destacou que graças a esse trabalho, aliado com o Poder Executivo Municipal, os refugiados estão instalados em um abrigo na região da Cidade Universitária, na parte alta da cidade.
"A etapa do acolhimento aos refugiados já está bem encaminhada, mas agora é necessário que possamos dar passos maiores. As crianças já foram inseridas nas escolas e nosso intuito é de inserir os adultos ao mercado de trabalho. Nossa ideia é encaminhá-los a cursos profissionalizantes e também aproveitar as suas vocações para o artesanato", pontuou.
"A audiência foi muito produtiva. Tivemos o compromisso da Semscs em estudar a melhor forma de inserir nas feiras municipais, pois homens e mulheres waraos têm um lindo trabalho com o artesanato. É uma forma de gerar emprego e renda", concluiu.
Últimas notícias
Tragédia na AL-220: colisão deixa seis mortos, incluindo criança e recém-nascido, no Sertão de Alagoas
Homem é preso por violência doméstica contra companheira grávida em Arapiraca
Quadrilha armada invade festa, faz reféns e jovem é morto em Anadia
Trump ameaça vice venezuelana e diz que ela pode "pagar preço maior"
Forças armadas da Venezuela reconhecem Delcy Rodríguez como presidente interina
Yasmin Sensação é anunciada como atração surpresa do Verão Massayó
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
