Política

Em audiência pública, Leonardo Dias reforça compromisso em defesa dos direitos de refugiados e migrantes

A audiência pública discutiu políticas de atenção à população migrante, em destaque aos indígenas venezuelanos da tribo Warao

Por 7Segundos com Assessoria 24/10/2023 18h06
Em audiência pública, Leonardo Dias reforça compromisso em defesa dos direitos de refugiados e migrantes
Dias destacou que graças a esse trabalho, os refugiados estão instalados em um abrigo na região da Cidade Universitária - Foto: Divulgação

O vereador Leonardo Dias (PL) presidiu, na tarde desta terça-feira (24) a audiência pública que discutiu políticas públicas de atenção à população migrante, refugiada e apátrida em Maceió, com destaque aos indígenas venezuelanos da tribo Warao.

A audiência contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além dos líderes da tribo indígena Warao

Dias relembrou que em 2020, um grupo com 20 indígenas chegou a Maceió devido ao brutal regime socialista de Nicolás Maduro que foi responsável pela migração de mais de 4 milhões de venezuelanos.

Na ocasião, o vereador foi o primeiro agente público a acolher os refugiados assim que eles desembarcaram em Maceió.

"Assim que eles chegaram aqui, nós os acolhemos e demos os primeiros encaminhamentos e seguimos acompanhando até hoje, que já estão instalados. Chegaram cerca de 20, inicialmente, hoje são mais de 130 e estão para chegar mais outros 10", recordou o vereador.

Dias destacou que graças a esse trabalho, aliado com o Poder Executivo Municipal, os refugiados estão instalados em um abrigo na região da Cidade Universitária, na parte alta da cidade.

"A etapa do acolhimento aos refugiados já está bem encaminhada, mas agora é necessário que possamos dar passos maiores. As crianças já foram inseridas nas escolas e nosso intuito é de inserir os adultos ao mercado de trabalho. Nossa ideia é encaminhá-los a cursos profissionalizantes e também aproveitar as suas vocações para o artesanato", pontuou.

"A audiência foi muito produtiva. Tivemos o compromisso da Semscs em estudar a melhor forma de inserir nas feiras municipais, pois homens e mulheres waraos têm um lindo trabalho com o artesanato. É uma forma de gerar emprego e renda", concluiu.