Violência

Advogado denuncia ameaça e agressão que sofreu no prédio da Justiça do Trabalho

Agressor é apontado por intermediar trabalhadores para atuar como motoboy, de forma clandestina

Por 7Segundos 10/11/2023 21h09
Advogado denuncia ameaça e agressão que sofreu no prédio da Justiça do Trabalho
Homem ameaça e agride advogado trabalhista em Maceió - Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (10), o advogado Geraldo Carvalho denunciou, nas redes sociais, a ameaça e agressão provocada por um homem com quem participaria de uma audiência. O caso aconteceu no prédio da Justiça do Trabalho, em Maceió, na quinta-feira (9). Um vídeo mostra o momento em que o suspeito se aproxima, agarra a vítima e chega a chutar. Servidores do judiciário começam a pedir ajuda até que um segurança aparece.

O agressor é apontado por intermediar a contratação, de forma clandestina, de trabalhadores que fazem serviço de motoboy e, por isso, foi denunciado na Justiça do Trabalho. “No dia de ontem, fui ameaçado e fisicamente agredido pelo proprietário de uma empresa, na sala de espera de uma audiência da sétima Vara do Trabalho, e me defendi repelindo a agressão, conforme vídeo integralmente registrado que agora torno público”, diz o advogado.

Geraldo conta que gritou pedindo ajuda, mas que o segurança demorou a chegar. “Passei a tarde na delegacia registrando a ocorrência, pois, infelizmente, nada de concreto foi feito no momento da ocorrência para que se realizasse a prisão em flagrante por coação processual, ameaça, lesão corporal e dano, apesar das testemunhas presentes, imagens registradas e da existência de força policial no prédio da Justiça do Trabalho, a quem é direcionado o dever legal de prender o autor de delito no momento da ocorrência do crime”, narrou Carvalho, em postagem nas redes sociais.

Geraldo Carvalho disse ainda que, após registrar a ocorrência na delegacia da Polícia Civil, foi ao Instituto Médico Legal (IML) fazer exame de corpo de delito para documentar as lesões físicas que sofreu. “Todas as provas do fato já estão à disposição da Polícia Civil, para instrução do inquérito e ação penal. Ao longo dos mais de 9 anos de profissão, posso dizer que este foi o momento mais triste que já vivi naquela Justiça do Trabalho. Faltam-me palavras para descrever o que foi sofrer tal violência no meu ambiente de trabalho”.

Em nota, a Associação dos Advogados Trabalhistas de Alagoas (AATAL) diz que com profunda consternação tomou conhecimento do lamentável episódio ocorrido envolvendo o advogado, associado e ex-presidente desta AATAL, Geraldo Carvalho, vítima de agressão física e psicológica dentro das dependências da Justiça do Trabalho enquanto exercia suas atividades.

“Nossa Associação não pode ficar indiferente diante de um ato tão covarde e inaceitável, e tomará todas as medidas necessárias para que Justiça seja feita no caso e os responsáveis sejam punidos com o rigor da Lei. A advocacia é uma peça fundamental na construção de uma sociedade justa e democrática, e agressões como essas são uma afronta não apenas ao profissional, mas a todos nós que acreditamos na importância do sistema judiciário, por questões ligadas ao processo, caracterizando um claro assédio processual”, destaca o comunicado.

Confira o vídeo: 

Nota do TRT
Em nota enviada à Gazetaweb, o TRT destaca que a respeito do incidente de agressão física ocorrido nas dependências da 7ª Vara do Trabalho de Maceió, na última quinta-feira (9/11), envolvendo um empresário e um advogado, o TRT-19 tem a afirmar o seguinte:

- Que lamenta o ocorrido na sala de espera da 7ª Vara, já que a Justiça do Trabalho é ambiente de resolução de conflitos e de pacificação social.

- O prédio das Varas, onde ocorreu o incidente, está equipado com detectores de metal, bem como scanner para malas e objetos. A segurança das instalações é feita pelos agentes de Polícia Judicial e por vigilantes de empresa de segurança armada terceirizada, que contam com apoio de serviço de monitoramento por câmeras.

- Foi uma dessas câmeras que registrou o ocorrido. As imagens, que foram disponibilizadas aos envolvidos pelo TRT-19, mostram o início do incidente e a movimentação de chegada de dois vigilantes, além de servidores e magistrado que se dirigiram ao local para tentar apaziguar os ânimos e controlar a situação.

- Um dos envolvidos foi atendido pelo Setor de Saúde do Tribunal e posteriormente pela SAMU. A Polícia Militar foi acionada para dar apoio à SAMU e deu continuidade à ocorrência, inclusive tendo contato com os dois envolvidos, tendo sido lavrado o Relatório Integrado da Ocorrência nº 1046922.

- O TRT-19 reafirma que o seu ambiente é seguro e que todas as providências cabíveis foram devidamente adotadas, cabendo aos órgãos de segurança pública a continuidade do acompanhamento e resolução da ocorrência.