Embrapa inicia construção de nova unidade de pesquisa em Alagoas
Renan Filho, Paulo Dantas e Carlos Fávaro destacam importância do investimento para Alagoas
Na manhã desta segunda-feira (13), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, lançou a pedra fundamental que marca o início das obras para instalação da nova sede da Embrapa Alimentos e Territórios em Maceió (AL), uma das 43 unidades de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a estatal Embrapa.
A cerimônia contou com a presença do governador de Alagoas, Paulo Dantas, e do Ministro dos Transportes, Renan Filho, que intermediou o acordo entre o governo federal e o governo de Alagoas para a doação do terreno para a construção da nova sede.
Em seu discurso, Renan Filho destacou a importância do investimento para o desenvolvimento de Alagoas.
"Eu acho que esse investimento tem uma grande sinergia, com as necessidades da nossa economia e o governador Paulo Dantas, junto com o Ministro da agricultura, Carlos Fávaro, presentes, certamente vão impulsionar isso pra que a gente veja a Embrapa fazer pesquisa, se transformar em novos produtos e esses novos produtos se transformarem em mais renda e mais emprego para os Alagoanos."
O governador Paulo Dantas também ressaltou a importância da pesquisa e da inovação para o desenvolvimento do estado.
O governo de Alagoas tem investido muito em ciência, inovação e tecnologia. Nós somos o quinto estado brasileiro que mais concede bolsas de mestrado, doutorado e pós graduação e a ciência, a pesquisa e inovação é uma prioridade para a Embrapa, para o governo federal e é também para o governo de Alagoas.
O ministro Carlos Fávaro destacou o potencial da Embrapa Alimentos e Territórios para o desenvolvimento de Alagoas.
Está Embrapa é muito mais que uma simples Embrapa, que vem desenvolver tecnologia, ela vem desenvolver alimentos, o turismo, as particularidades aqui de Alagoas e dessa região.
A nova unidade da Embrapa Alimentos e Territórios funcionará onde era a antiga Companhia de Fiação e Tecelagem Norte de Alagoas, fechada em 1983, no povoado Saúde, em Ipioca, no litoral norte de Maceió. A área é de 16,6 hectares, quase 17 campos de futebol, e foi doada pelo governo de Alagoas.
As obras da nova sede estão previstas para durar dois anos e custarão cerca de R$ 100 milhões.
A Embrapa Alimentos e Territórios foi planejada em 2016 e entrou em funcionamento em 2018. Conforme a empresa, o propósito do centro de pesquisa em Alagoas é “agregar valor aos produtos agroalimentares brasileiros, com ênfase nas áreas de alimentos saudáveis e funcionais, gastronomia e turismo, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável dos territórios a partir dos alimentos tradicionais.”
Segundo o chefe-geral da unidade, o agrônomo João Flávio Veloso Silva, Embrapa Alimentos e Territórios também atua para fortalecer políticas públicas voltadas para a alimentação de qualidade da população, “respeitando as especificidades culturais e regionais dos consumidores.”
A nova sede da Embrapa Alimentos e Territórios deve ser inaugurada em 2025.
Últimas notícias
HGE registra 447 atendimentos no Carnaval e quase metade foi por acidentes
Motociclista morre após perder controle e colidir contra cerca em Igreja Nova
Samu Alagoas registra 3.626 ligações no Carnaval, e mais de 570 foram trotes
Semed Maceió recebe documentos de aprovados no PSS a partir desta quinta (19)
Homem é preso por dívida de pensão alimentícia em Palmeira dos Índios
Hospital de Emergência do Agreste atende mais de 920 pessoas durante o Carnaval
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
