Embrapa inicia construção de nova unidade de pesquisa em Alagoas
Renan Filho, Paulo Dantas e Carlos Fávaro destacam importância do investimento para Alagoas

Na manhã desta segunda-feira (13), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, lançou a pedra fundamental que marca o início das obras para instalação da nova sede da Embrapa Alimentos e Territórios em Maceió (AL), uma das 43 unidades de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a estatal Embrapa.
A cerimônia contou com a presença do governador de Alagoas, Paulo Dantas, e do Ministro dos Transportes, Renan Filho, que intermediou o acordo entre o governo federal e o governo de Alagoas para a doação do terreno para a construção da nova sede.
Em seu discurso, Renan Filho destacou a importância do investimento para o desenvolvimento de Alagoas.
"Eu acho que esse investimento tem uma grande sinergia, com as necessidades da nossa economia e o governador Paulo Dantas, junto com o Ministro da agricultura, Carlos Fávaro, presentes, certamente vão impulsionar isso pra que a gente veja a Embrapa fazer pesquisa, se transformar em novos produtos e esses novos produtos se transformarem em mais renda e mais emprego para os Alagoanos."
O governador Paulo Dantas também ressaltou a importância da pesquisa e da inovação para o desenvolvimento do estado.
O governo de Alagoas tem investido muito em ciência, inovação e tecnologia. Nós somos o quinto estado brasileiro que mais concede bolsas de mestrado, doutorado e pós graduação e a ciência, a pesquisa e inovação é uma prioridade para a Embrapa, para o governo federal e é também para o governo de Alagoas.
O ministro Carlos Fávaro destacou o potencial da Embrapa Alimentos e Territórios para o desenvolvimento de Alagoas.
Está Embrapa é muito mais que uma simples Embrapa, que vem desenvolver tecnologia, ela vem desenvolver alimentos, o turismo, as particularidades aqui de Alagoas e dessa região.
A nova unidade da Embrapa Alimentos e Territórios funcionará onde era a antiga Companhia de Fiação e Tecelagem Norte de Alagoas, fechada em 1983, no povoado Saúde, em Ipioca, no litoral norte de Maceió. A área é de 16,6 hectares, quase 17 campos de futebol, e foi doada pelo governo de Alagoas.
As obras da nova sede estão previstas para durar dois anos e custarão cerca de R$ 100 milhões.
A Embrapa Alimentos e Territórios foi planejada em 2016 e entrou em funcionamento em 2018. Conforme a empresa, o propósito do centro de pesquisa em Alagoas é “agregar valor aos produtos agroalimentares brasileiros, com ênfase nas áreas de alimentos saudáveis e funcionais, gastronomia e turismo, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável dos territórios a partir dos alimentos tradicionais.”
Segundo o chefe-geral da unidade, o agrônomo João Flávio Veloso Silva, Embrapa Alimentos e Territórios também atua para fortalecer políticas públicas voltadas para a alimentação de qualidade da população, “respeitando as especificidades culturais e regionais dos consumidores.”
A nova sede da Embrapa Alimentos e Territórios deve ser inaugurada em 2025.
Últimas notícias
Colisão envolvendo três carros provoca engarrafamento na AL-220, em Arapiraca

Jacaré encontrado próximo de residências é resgatado por moradores em Arapiraca

Corpos de líderes cristãos são encontrados em vala comum na Colômbia

Prefeitura de Pão de Açúcar retifica e prorroga edital de Concurso Público

Prefeito inicia comemoração do 78º aniversário de Junqueiro com corrida de rua

Alagoas possui 10 barragens com alto risco de acidente, afirma relatório da ANA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
