Desenvolvimento

Embrapa inicia construção de nova unidade de pesquisa em Alagoas

Renan Filho, Paulo Dantas e Carlos Fávaro destacam importância do investimento para Alagoas

Por 7Segundos com Agência Brasil e TV Ponta Verde 13/11/2023 14h02 - Atualizado em 13/11/2023 15h03
Embrapa inicia construção de nova unidade de pesquisa em Alagoas
Futura sede da Embrapa em Alagoas - Foto: Reprodução

Na manhã desta segunda-feira (13), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, lançou a pedra fundamental que marca o início das obras para instalação da nova sede da Embrapa Alimentos e Territórios em Maceió (AL), uma das 43 unidades de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a estatal Embrapa.

A cerimônia contou com a presença do governador de Alagoas, Paulo Dantas, e do Ministro dos Transportes, Renan Filho, que intermediou o acordo entre o governo federal e o governo de Alagoas para a doação do terreno para a construção da nova sede.

Em seu discurso, Renan Filho destacou a importância do investimento para o desenvolvimento de Alagoas.

"Eu acho que esse investimento tem uma grande sinergia, com as necessidades da nossa economia e o governador Paulo Dantas, junto com o Ministro da agricultura, Carlos Fávaro, presentes, certamente vão impulsionar isso pra que a gente veja a Embrapa fazer pesquisa, se transformar em novos produtos e esses novos produtos se transformarem em mais renda e mais emprego para os Alagoanos."

O governador Paulo Dantas também ressaltou a importância da pesquisa e da inovação para o desenvolvimento do estado.

O governo de Alagoas tem investido muito em ciência, inovação e tecnologia. Nós somos o quinto estado brasileiro que mais concede bolsas de mestrado, doutorado e pós graduação e a ciência, a pesquisa e inovação é uma prioridade para a Embrapa, para o governo federal e é também para o governo de Alagoas.

O ministro Carlos Fávaro destacou o potencial da Embrapa Alimentos e Territórios para o desenvolvimento de Alagoas.

Está Embrapa é muito mais que uma simples Embrapa, que vem desenvolver tecnologia, ela vem desenvolver alimentos, o turismo, as particularidades aqui de Alagoas e dessa região.

A nova unidade da Embrapa Alimentos e Territórios funcionará onde era a antiga Companhia de Fiação e Tecelagem Norte de Alagoas, fechada em 1983, no povoado Saúde, em Ipioca, no litoral norte de Maceió. A área é de 16,6 hectares, quase 17 campos de futebol, e foi doada pelo governo de Alagoas.

As obras da nova sede estão previstas para durar dois anos e custarão cerca de R$ 100 milhões.

A Embrapa Alimentos e Territórios foi planejada em 2016 e entrou em funcionamento em 2018. Conforme a empresa, o propósito do centro de pesquisa em Alagoas é “agregar valor aos produtos agroalimentares brasileiros, com ênfase nas áreas de alimentos saudáveis e funcionais, gastronomia e turismo, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável dos territórios a partir dos alimentos tradicionais.”

Segundo o chefe-geral da unidade, o agrônomo João Flávio Veloso Silva, Embrapa Alimentos e Territórios também atua para fortalecer políticas públicas voltadas para a alimentação de qualidade da população, “respeitando as especificidades culturais e regionais dos consumidores.”

A nova sede da Embrapa Alimentos e Territórios deve ser inaugurada em 2025.