1ª Vara Criminal de Maceió avalia situação de adolescentes em privação de liberdade
Segundo o juiz Vinícius Garcia, as audiências são uma oportunidade para avaliar as possibilidades de reinserir o adolescente na sociedade

A 1ª Vara Criminal de Maceió (Infância e Juventude) realiza o 3º ciclo de audiências concentradas para reavaliar a situação jurídica e psicossocial dos adolescentes em conflito com a lei em privação de liberdade, desde esta quarta-feira (22) até a sexta (24). As análises estão sendo feitas de forma antecipada em relação ao prazo de revisão das medidas socioeducativas.
A atividade ocorre em parceria com a Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese) da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev). A previsão é que sejam realizadas 40 audiências por ciclo, contemplando adolescentes que têm um bom histórico avaliativo.
Segundo o juiz Vinícius Garcia, que atua na 1ª Vara Criminal, as audiências concentradas são uma oportunidade de aproximar o sistema de Justiça dos executores da medida socioeducativa e avaliar as possibilidades de reinserir o adolescente na sociedade por meio do estudo e do trabalho.
“Nas audiências, estão presentes o Ministério Público, a Defensoria Pública e todas as equipes da Sumese, incluindo o programa pós-medida. O intuito é atender aos princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), de ter a socioeducação como uma medida excepcional, com a maior brevidade possível, possibilitando ao adolescente uma boa perspectiva de vida”, explica o magistrado.
A promotora de Justiça Marília Cerqueira ressalta a importância da presença das equipes técnicas e da família dos adolescentes para a reavaliação individual dos socioeducandos. “Ainda que tenhamos os pareceres nos processos, nas audiências concentradas temos a relação presencial bem próxima, onde podemos discutir cada caso com suas particularidades e avaliar toda a situação do jovem em seu contexto sociofamiliar. Esse é um momento que marca o processo socioeducativo de maneira muito positiva”, afirmou a promotora.
Para o superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Otávio Rego, as audiências concentradas vêm coroar o processo de evolução do Sistema Socioeducativo de Alagoas, que passou por mudanças profundas nos últimos anos e se tornou referência para vários estados do Brasil.
“Iniciamos o terceiro ciclo de audiências concentradas de 2023, o que mostra a evolução da medida socioeducativa em nosso estado e como o sistema de Justiça tem trabalhado em conjunto com a gestão estadual para a reinserção social desses jovens e adolescentes. Isso vem engrandecer o trabalho realizado pelo Governo do Estado, que tem investido constantemente na mudança desses jovens”, disse Otávio Rego.
Últimas notícias

Espetáculo da Paixão de Cristo em Arapiraca vai contar uma Pessoa Com Deficiência no elenco pela primeira vez

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
