Lei de Leonardo Dias que cria o Programa Observatório da Pessoa com Doença Rara é aprovada
“É um desafio complexo para a área da saúde, uma vez que caracterizam por sua baixa prevalência e complexidade clínica."

Foi aprovado nessa quarta-feira (29), a lei do vereador Leonardo Dias que institui o Programa Observatório da Pessoa com Doença Raras no município de Maceió.
De acordo com a proposta, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) terá que promover ações efetivas para garantir a inclusão e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com doenças raras.
“É um desafio complexo para a área da saúde, uma vez que caracterizam por sua baixa prevalência e complexidade clínica. Por meio de levantamentos bienais, serão obtidos dados atualizados sobre a quantidade, características e localização de pessoas com doenças raras em Maceió”, disse o vereador.
Essa é a segunda lei de autoria do vereador Leonardo Dias com foco na atenção às pessoas com doenças raras.
No início do mês, foi promulgada a legislação que garante a política de atenção integral aos pacientes acometidos com doenças raras.
Essa lei foi construída com o auxílio do cardiologista alagoano Drº Hemerson Casado e tem como objetivo reduzir a mortalidade, contribuir para a redução da morbimortalidade, das manifestações secundárias e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, por meio de ações de promoção, prevenção, detecção precoce, tratamento oportuno, redução de incapacidade e cuidados paliativos.
“Essa lei não poderia ter sido construída sem o auxílio do Drº Hemerson Casado. Ele tem uma importante contribuição no apoio aos pacientes com doenças raras, que representam um desafio complexo na área da saúde, devido a sua baixa prevalência e complexidade clínica. A necessidade de aprimorar o acesso a diagnósticos, tratamentos e cuidados específicos para essa população é extremamente necessária e urgente”, pontuou.
Últimas notícias
Colisão envolvendo três carros provoca engarrafamento na AL-220, em Arapiraca

Jacaré encontrado próximo de residências é resgatado por moradores em Arapiraca

Corpos de líderes cristãos são encontrados em vala comum na Colômbia

Prefeitura de Pão de Açúcar retifica e prorroga edital de Concurso Público

Prefeito inicia comemoração do 78º aniversário de Junqueiro com corrida de rua

Alagoas possui 10 barragens com alto risco de acidente, afirma relatório da ANA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
