Deputado Rafael Brito apresenta PL que veta incentivos fiscais a empresas que causem danos ao meio ambiente
Projeto de Lei apresentado pelo Deputado Federal Rafael Brito quer impedir benefícios para empresas que causem danos ao meio ambiente e a terceiros em razão de suas atividades
O Deputado Rafael Brito (MDB/AL) apresentou na última segunda-feira (04) um Projeto de Lei 5838/2023 que visa a regulamentação da concessão de incentivos fiscais para empresas de todos os segmentos. De acordo com a proposta, poderão ser contempladas apenas as empresas que não causarem danos ao meio ambiente e a terceiros.
Ano após ano, grandes negócios acumulam ganhos de bilhões de reais com incentivos fiscais, a exemplo da redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Para ser beneficiada com as deduções fiscais, a empresa precisa realizar atividades de interesse público, que traga impactos positivos para o desenvolvimento da sociedade.
Mas uma pauta que tem se tornado cada vez mais urgente e necessária ainda está de fora das regras para aplicação dos benefícios fiscais: o compromisso das empresas com o meio ambiente.
Com essa visada, Rafael Brito propõe que a legislação dê conta desse gargalo e assegure que os incentivos sejam concedidos a quem de fato está contribuindo com o desenvolvimento socioambiental.
“Todo o país está acompanhando a tragédia que acontece em Alagoas em virtude da exploração da sal-gema realizada pela Braskem. O prejuízo ambiental é incalculável, já que existem minas próximas à lagoa Mundaú, localizada em uma região de manguezal. O prejuízo também é grande para a população, já são mais de 60 mil vítimas que tiveram que abandonar as suas casas. No entanto, empresas como esta seguem sendo contempladas com incentivos fiscais”, explica o deputado.
Entenda o Projeto de Lei
O Projeto de Lei propõe que as empresas que provocarem danos ao meio ambiente e a terceiros por causa da realização das suas atividades, sejam impedidas de receber benefícios ou incentivos fiscais de qualquer natureza.
Como “danos ao meio ambiente” o PL entende: 1) a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população; 2) criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; 3) afetem desfavoravelmente a biota; 4) afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; 5) lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.
Caso Braskem
O solo de 20% da cidade de Maceió está prestes a colapsar em função da exploração de sal-gema realizada em local urbano pela empresa Braskem. Até agora, 60 mil pessoas foram obrigadas a deixar as suas casas por risco de desabamento.
Na última sexta-feira, 01 de dezembro, o Governo Federal reconheceu estado de emergência na capital alagoana.
Em entrevista concedida à CNN, o professor Pedro Côrtes, do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP), afirmou que as consequências da tragédia são comparáveis ao desastre de Chernobyl – acidente nuclear que aconteceu na Rússia.
Últimas notícias
Lula e Trump se cumprimentam durante evento social no G7
Davi Filho amplia vantagem em Maceió com bases do Pastor João Luiz
Seminfra e BRK Ambiental vistoriam obras de esgotamento sanitário no Litoral Norte de Maceió
Vídeo mostra acidente em que motociclista fugiu após deixar mulher ferida em Arapiraca
Mais de 150 estudantes da Uncisal podem ser afetados por ação que questiona regra de ingresso
[Vídeo] Ataque a tiros deixa homem morto com oito tiros e outro ferido em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
