Prefeitura fecha 2023 com obras de proteção e contenção em 20 encostas de Maceió
O programa, executado pela Seminfra, somente este ano já levou segurança a 20 comunidades de áreas de risco

O ano de 2023 foi de conquistas para quem vive em áreas de encostas em Maceió. Somente este ano, a prefeitura executou contenção e proteção em vinte barreiras espalhadas por vários bairros da capital. Isso permitiu que as famílias deixassem o medo para trás, na certeza de que as obras garantem segurança e estabilidade, evitando desmoronamentos e risco para a vida de quem mora nessas regiões.
Tanto que em 2023 não se teve registro na capital de feridos ou mortos por causa de desabamentos de encostas no período chuvoso. A engenheira fiscal da obra, Alicia Carolina Lourenço, explica que os serviços se concentram em duas frentes: proteção e contenção, com tecnologias definitivas e de prevenção.
“Nas obras de proteção, a Seminfra está usando tecnologia de geocomposto, que tem a função de proteger as encostas que possuem menor declividade e que a erosão ainda não foi tão significativa. O objetivo é prevenir, ou seja, evitar que essa barreira tenha seu estado agravado pelo tempo”, explica a engenheira.
Já os serviços com metodologia definitiva, explica a profissional, “atacam as encostas já bastante deterioradas, com alta declividade, e que precisam de tecnologias para conter qualquer risco de desabamento. São tecnologias eficazes, baseadas em estudos técnicos e sempre levando em consideração a especificidade de cada barreira”, afirma Alicia Lourenço.
Já são vinte encostas somente em 2023, tornando as ações da Prefeitura no maior programa de contenção de taludes já visto em Maceió. Desse número, sete são obras de contenção, com aplicação de solo grampeado, gabião, geomanta, drenagem e aterro controlado. As outras 13, de geocomposto.
Ainda das vinte barreiras, 15 já foram finalizadas e outras cinco estão em andamento.
As localidades que receberam os serviços foram: Morada dos Palmares, no Tabuleiro do Martins; duas na Chã do Bebedouro; quatro no Vale do Reginaldo, que fica no Poço; Grota da Alegria, no Benedito Bentes; Grota da Macaxeira, no Jacintinho; João Sampaio, no Petrópolis; em Cruz das Almas; Pau D’Arco, no Jacintinho; Chã da Jaqueira; três pontos em Fernão Velho; grota do São Rafael, entre o Jacintinho e a Mangabeiras; dois pontos na Leste-Oeste; e Grota do Andraujo, em Riacho Doce.
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
