IMA intensifica esforços para combater a poluição nas praias durante o Carnaval
Ações fazem parte da iniciativa 'a praia é nossa, o lixo é seu', que percorre as praias alagoanas

As praias do litoral alagoano ganham vida durante o Carnaval, com foliões cantando e dançando à beira-mar. No entanto, em meio a essa alegria, surge uma preocupação urgente: a necessidade de conduta consciente nas praias. Com as celebrações em andamento, o meio ambiente enfrenta desafios devido ao aumento de pessoas nas ruas, levando a uma maior incidência de descarte inadequado de lixo próximo ao mar.
Diante desse cenário, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) intensifica seu compromisso com a preservação ambiental nas praias e ecossistemas costeiros, buscando enfrentar os impactos negativos decorrentes do descarte inadequado de resíduos durante o período carnavalesco. Durante épocas festivas como esta, frequentemente enfrentamos a escassez de lixeiras e coletores, e os existentes nem sempre são esvaziados prontamente. Isso resulta na formação de grandes pilhas de lixo e resíduos acumulados pelas ruas.
Para evitar essa situação, o IMA, por meio do projeto Nossa Praia, desenvolvido pela Gerência de Educação Ambiental (Gedam), realiza campanhas pré-carnavalescas e durante o Carnaval, visando conscientizar e sensibilizar a população, incluindo turistas, banhistas, ambulantes e moradores locais, sobre a importância do descarte adequado de resíduos gerados durante os desfiles de blocos.
Durante essas ações, são disponibilizadas sacolas biodegradáveis para facilitar o armazenamento, além de direcionar a população a descartar o resíduo em um local adequado. Também são distribuídas lixeiras e displays de sacolas por toda a costa litorânea, além de intensificar a campanha nas redes sociais do IMA.
O projeto Nossa Praia promove ações há nove anos, por meio da educação ambiental, com objetivo de sensibilizar banhistas e comerciantes para que as belezas naturais das praias alagoanas sejam preservadas. Em 2023, o projeto promoveu 24 mutirões de limpeza que recolheram 1.800 kg de resíduos sólidos no total. Durante a ação Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza de Praias) foram coletados 610 kg de lixo inadequado nas praias alagoanas.
Impacto ambiental
Em um relatório sobre a poluição plástica lançado em 2021, a Organização das Nações Unidas (ONU) destaca que o plástico representa 85% dos resíduos que chegam aos oceanos, e ainda adverte que até 2040, os volumes desses plásticos que fluem para o mar quase vão triplicar, já que a quantidade anual chega a cerca de 23 e 37 milhões de toneladas de resíduos. Isto significa cerca de 50 kg de plástico por metro de costa em todo o mundo.
O plástico está se tornando um grande problema para os oceanos, prejudicando animais marinhos e terrestres. Por conta disso, eles enfrentam riscos sérios, como envenenamento, fome e asfixia, devido à quantidade de resíduos inadequados. Corais, manguezais e plantas marinhas também estão sofrendo, pois ficam sufocados por todo lixo, o que os impede de receber oxigênio e luz.
Não é apenas um problema para a vida marinha, porque também afeta os seres humanos. A contaminação por plástico em fontes de água pode causar problemas como alterações hormonais, distúrbios de desenvolvimento, complicações reprodutivas e até câncer. Os plásticos entram em nossa dieta através de frutos do mar, bebidas e até mesmo do sal que usamos. E não é só isso – também podemos absorvê-los pela pele e até inalá-los quando estão no ar.
Por conta disso, Ykson Emery, Gerente da Educação Ambiental do IMA, reforça a importância de uma conduta consciente nas praias durante o Carnaval.
“Evitando o uso de descartáveis, por exemplo, levando seu copo e descartando latas de alumínio no local para que as cooperativas possam utilizá-las. Além disso, é recomendado guardar o lixinho até encontrar uma lixeira mais próxima e utilizar confetes/glitter biodegradáveis, pois uma parcela desses resíduos acaba chegando nos oceanos”, orientou para os foliões.
Últimas notícias

Prefeitura de Palmeira dos Índios anuncia suspensão temporária de repasses ao CSE

Prefeitura mantém inscrições abertas para cursos profissionalizantes para jovens e adultos

“Até quando?": Prefeita Ceci se manifesta diante de novos casos de violência contra a mulher em AL

Secretaria de Educação realiza projeto sobre história de Matriz de Camaragibe
Deputado Cabo Bebeto critica remuneração de procuradores do Estado de Alagoas

Polícia Civil investiga caso de violência psicológica e patrimonial contra empresária
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
