Equipe do Samu atende trabalho de parto em residência de Maceió
Paciente estava tendo fortes contrações e parto foi iniciado em casa
Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados para realizar um atendimento obstétrico domiciliar no bairro de Ouro Preto, em Maceió. Ao chegar ao local, a equipe se deparou com Laís já fora da barriga, mas, sem a retirada da placenta, o que estava causando fortes dores à mãe.
O enfermeiro do Samu, Ícaro Sampaio Omena, relatou que ao chegar no local, a mãe se encontrava ao chão. “Colocamos a mãe e a bebê na ambulância, a mãe ainda se queixando de dor, por causa da placenta, realizamos massagem abdominal para estimular a saída da placenta, e, após esse estímulo a placenta foi expelida com sucesso e a mãe se sentiu melhor”, destacou.
O médico socorrista do Samu, Whaston Araújo, relata que a mãe, Luana Oliveira da Silva, de 21 anos, já com a idade gestacional de 40 semanas, sentiu fortes contrações, sem tempo hábil para que sua família a levasse para a maternidade. “Mãe e bebê estão muito bem. A recém-nascida estava em bom estado geral, sem desconforto respiratório e com boa vitalidade”, disse.
Foi a gerente da Unidade Básica de Saúde (UBS) local, Adriana de Barros Lima Barbosa, quem ligou para o Samu relatando que a jovem estava em trabalho de parto. “Imediatamente chamei uma equipe de enfermagem e fomos até a casa para o atendimento e o encaminhamento da jovem para a maternidade, mas não deu tempo”, explicou a gerente.
A enfermeira do Posto de Saúde, Janiele Barbosa, informou que quando chegou na casa da parturiente, a mãe estava no banheiro, com muita contração e foi levada para deitar no chão a pedido dela. A equipe do Samu chegou rápido, avaliou a parturiente, fez os procedimentos necessários para concluir o parto, depois avaliou a bebê e em seguida as encaminhou na ambulância para o Hospital da Mulher Drª Nise da Silveira.
“Nossos profissionais estão aptos para realizar qualquer tipo de atendimento de emergência e um deles é o parto domiciliar em que pode haver risco de morte tanto para a mãe como para o feto”, destacou a coordenara geral do Samu Maceió, Beatriz Santana.
Serviço Neonatal
O Samu de Alagoas é considerado o pioneiro na criação do Serviço Neonatal no país. Das cinco Unidades de Suporte Avançado (USA – UTI móvel), uma delas é exclusiva para atender recém-nascidos.
Além disso, possui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas habilitados para atender partos. O Samu também dispõe de neonatologistas para atender recém-nascidos que precisam de cuidados especializados.
Últimas notícias
João Gomes aposta em terno bordado com filé na supercopa e valoriza artesanato de Alagoas
Dois homens ficam feridos após confronto com guarda municipal em São Miguel dos Campos
Homem é encontrado morto em estrada vicinal na zona rural de Girau do Ponciano
Djavan visita novo restaurante badalado de Maceió e aprecia pôr do sol na orla da Pajuçara
Leonardo Dias denuncia que ambulâncias entregues por Lula ainda estão paradas
Alfredo Gaspar garante R$ 816,4 mil em investimentos para a região Norte de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
