Justiça alagoana rejeita recurso interposto pela Braskem e mantém a retomada do auxílio-aluguel para idosa de 81 anos
Mineradora ingressou com recurso de agravo no ano passado em decisão favorável à idosa - após ação da Defensoria Pública

A Justiça alagoana voltou a rejeitar a tentativa da Braskem em suspender a retomada do auxílio-aluguel para a senhora Judite Cavalcante Lima, de 81 anos, que precisou deixar sua residência em razão do comprometimento do solo causado pela referida mineradora. Vale destacar, que a idosa chegou a receber o auxílio por dois anos e foi suspenso antes mesmo de concluir as tratativas das indenizações por danos morais, deixando a idosa – mais uma vez – sem um lugar para morar.
Dona Judite morou no imóvel situado na esquina do cruzamento das ruas Pedro Viana e Camaragibe, no bairro Bebedouro, durante 40 anos. Em razão da movimentação do solo causado pelo trabalho de extração, precisou deixar sua única casa. Com a saída de sua residência, deu início a disputa pela titularidade do imóvel em questão envolvendo mais de uma ação judicial.
Conforme o Relator do caso, o Desembargador Ivan Vasconcelos Brito Júnior, independente do regime de casamento adotado entre a Dona Judite e o seu esposo falecido, a cônjuge sobrevivente tem direito real de habitação sobre o imóvel em que residia o casal, desde que esse integre o patrimônio comum ou particular do cônjuge falecido no momento da abertura da sucessão.
“Cabe destacar que o direito real de habitação é vitalício e personalíssimo, o que significa que o titular pode permanecer no imóvel até o momento do seu falecimento. Sendo assim, uma vez que a agravada foi forçada a sair do imóvel que residia em razão de acidente geológico causado pela agravante, mostra-se, a priori, devida sua inserção e permanência no programa de auxílio aluguel social”, expôs o Relator.
Em nota, a a Braskem reitera que o acordo referente à mudança da sra. Judite e família foi devidamente pago e contemplou todos os danos comprovados pela moradora, inclusive, os danos morais.
Confira nota completa:
A Braskem reitera que o acordo referente à mudança da sra. Judite e família foi devidamente pago e contemplou todos os danos comprovados pela moradora, inclusive, os danos morais. Conforme previsto no Termo de Acordo e no Termo de Transação assinado pela moradora e pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas, o pagamento do auxílio-aluguel ocorre até duas parcelas após o recebimento da compensação financeira, prazo que encerrou em fevereiro de 2023. Ao todo, 31 parcelas foram pagas. Tanto a Sra. Judite quanto a Defensoria foram informados sobre a suspensão do auxílio antes da celebração do acordo.
A propriedade do imóvel permanece em discussão, e o Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação (PCF) aguarda que a moradora apresente documento que comprove a propriedade do imóvel, que é objeto de herança de terceiros, também assistidos pelo PCF. A disputa pela titularidade do imóvel em questão envolve mais de uma ação judicial em curso.
A empresa chegou a apresentar proposta para que o valor do imóvel fosse depositado no âmbito do inventário em curso, mas a autorização judicial não foi obtida pelos interessados, em razão das outras disputas judiciais. Diante da situação, a equipe do PCF fez várias tentativas de agendamento de reunião entre a sra. Judite e os herdeiros do imóvel. O PCF continua à disposição para buscar uma solução consensual entre as partes interessadas.
Últimas notícias

Ex-prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima, morre arrastado por correnteza no Rio Paraíba do Meio

PRF prende mulher por adulteração de sinal identificador de veículo automotor em Maceió

PRF prende homem por receptação e adulteração de sinais identificadores, em Atalaia

Prestes a perder espaço no governo, Paulão defende greve de educadores e tensiona relação com Dantas

Renan Filho trabalha para reverter impopularidade de Lula de olho na vaga de vice em 2026

Samu realiza parto em via pública na Avenida Fernandes Lima, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
