Direitos Humanos

Reunião ampliada discute políticas públicas para população em situação de rua

Encontro foi organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Maceió

Por 7Segundos com Assessoria 01/02/2024 21h09
Reunião ampliada discute políticas públicas para população em situação de rua
Reunião contou com a participação de representantes de instituições e pessoas em situação de rua. - Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Maceió realizou uma reunião ampliada para discutir a política de Assistência Social, nesta quinta-feira (1), no auditório da Ordem dos Advogados (OAB) de Alagoas, em Jacarecica. O encontro reuniu profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), do Ministério Público Estadual (MP?AL), da OAB, Movimento Nacional da População em Situação de Rua, conselheiros municipais de Assistência Social e pessoas em situação de rua.

A presidente do CMAS, Alessandra Hora, falou do objetivo dessa reunião. “Precisamos discutir essa política importante que precisa ser efetivada. Essa reunião partiu da visita dos conselheiros municipais aos Centros Pops de Maceió. Também por conta dos casos de homicídios de pessoas em situação de rua. O CMA, como órgão fiscalizador, convidou os órgãos competentes para discutirmos melhorias nos serviços e garantias de direitos para essa população”, disse.

A sub-secretária de Assistência Social, da Semdes, Gal Souza, destacou que na luta pela população em situação de rua é muito importante a união das políticas públicas para efetivação desses direitos. “O trabalho da Assistência Social é feito com amor e cuidado. Estamos reestruturando nossos serviços para que o atendimento a população seja ainda mais efetivo e de acordo com as demandas dessa população”, falou.

A promotora de justiça do Ministério Público Estadual, Karla Padilha, frisou o trabalho da força-tarefa para apurar violência contra população em situação de rua em Maceió. “O MPE criou uma força- tarefa em razão das mortes de pessoas em situação de rua, unindo todos os que tem haver com a temática para discutir semanalmente esses casos. De início, queríamos acompanhar as situações de crime, mas decidimos ampliar para acompanhar questões de habitação, trabalho e emprego e de outras políticas públicas, que evitam a morte e o abandono dessas pessoas. Esse é um momento importante, para ouvi-los, pois são destinatários e merecedores desses direitos e devem ser tratados com dignidade e prioridade”, pontuou.

Durante a reunião, as pessoas em situação também tiveram o momento de fala e contaram o que mais precisam para ter seus direitos garantidos. O coordenador do Movimento de População em Situação de Rua, Rafael Machado, contou um pouco da sua trajetória e como a política de Assistência Social mudou a sua história.

“Passei 14 anos na rua e a política de Assistência Social mudou a minha vida. Hoje, estou me formando em Serviço Social. Vivi na rua e sei como é sofrido. Do jeito que fui preparado, quero que meus companheiros sejam também", pontuou.

Participaram da reunião também, a diretora de Proteção Social Especial, Tarcilla Brandão, que mostrou os serviços ofertados pela Semdes ao público, a coordenadora do Serviço de Abordagem Social, Andreza Siqueira, a coordenadora dos Centros Pops, Darlany Vieira, o promotor de Justiça do MPE/AL, Flávio Gomes, o representante da Casa de Ranquines, Frei João, o vereador Valmir de Melo, a coordenadora do Consultório na Rua, Jorgina Sales e o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Roberto Moura.