Prefeitura relembra Quebra de Xangô e reforça propósito de combater intolerância
Os principais terreiros de Maceió foram invadidos, depredados e queimados
“2 de fevereiro de 1192 é uma data para não ser esquecida. Temos que mostrar às pessoas que é preciso, sim, referendar o presente, mas sabendo que nossos passos ecoam do passado, que precisam ser revividos, para que a barbárie não volte a acontecer. O Quebra de Xangô é uma diáspora religiosa à resistência e à indiferença da opressão cotidiana”.
As afirmações são de Arísia Barros, coordenadora geral da Igualdade Racial da Prefeitura de Maceió e presidente do Comitê Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), em referência ao episódio conhecido como Quebra de Xangô ou Quebra de 1912.
A Prefeitura de Maceió relembra a data e reforça o compromisso de executar ações de combate à intolerância religiosa e ao racismo. “A gestão está rompendo o silêncio, colocando isso em voga. A Prefeitura de Maceió dá visibilidade ao processo e cria uma aproximação, um diálogo necessário para que a sociedade possa discutir o racismo e intolerância, efetivando-as como políticas públicas”, destacou Arísia.
A coordenadora geral da Igualdade Racial reforça que a Prefeitura de Maceió aceitou o desafio de discutir, desenvolver atividades e promover o debate. “A capital está articulando saberes diversos, visando construir a concepção da Cidade Antirracista ou de que Maceió é Massa sem racismo e, sempre, será”, finalizou Arísia.
O Compir é vinculado à Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc).
O Quebra de Xangô
No episódio, ocorrido em 02 de fevereiro de 1912, liderado por veteranos de guerra e políticos, os principais terreiros de Maceió foram invadidos, depredados e queimados. Líderes e pais de santo dos cultos afros foram espancados e agredidos. Tia Marcelina, a mais conhecida mãe de santo do Estado à época, resistiu à invasão de seu terreiro e recebeu golpes de sabre durante o ataque. Devido à gravidade dos ferimentos, ela morreu meses depois.
Últimas notícias
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Aeroporto Zumbi dos Palmares registrou mais de 1 milhão e 300 mil passageiros em 2025
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
