Prefeitura relembra Quebra de Xangô e reforça propósito de combater intolerância
Os principais terreiros de Maceió foram invadidos, depredados e queimados
“2 de fevereiro de 1192 é uma data para não ser esquecida. Temos que mostrar às pessoas que é preciso, sim, referendar o presente, mas sabendo que nossos passos ecoam do passado, que precisam ser revividos, para que a barbárie não volte a acontecer. O Quebra de Xangô é uma diáspora religiosa à resistência e à indiferença da opressão cotidiana”.
As afirmações são de Arísia Barros, coordenadora geral da Igualdade Racial da Prefeitura de Maceió e presidente do Comitê Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), em referência ao episódio conhecido como Quebra de Xangô ou Quebra de 1912.
A Prefeitura de Maceió relembra a data e reforça o compromisso de executar ações de combate à intolerância religiosa e ao racismo. “A gestão está rompendo o silêncio, colocando isso em voga. A Prefeitura de Maceió dá visibilidade ao processo e cria uma aproximação, um diálogo necessário para que a sociedade possa discutir o racismo e intolerância, efetivando-as como políticas públicas”, destacou Arísia.
A coordenadora geral da Igualdade Racial reforça que a Prefeitura de Maceió aceitou o desafio de discutir, desenvolver atividades e promover o debate. “A capital está articulando saberes diversos, visando construir a concepção da Cidade Antirracista ou de que Maceió é Massa sem racismo e, sempre, será”, finalizou Arísia.
O Compir é vinculado à Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc).
O Quebra de Xangô
No episódio, ocorrido em 02 de fevereiro de 1912, liderado por veteranos de guerra e políticos, os principais terreiros de Maceió foram invadidos, depredados e queimados. Líderes e pais de santo dos cultos afros foram espancados e agredidos. Tia Marcelina, a mais conhecida mãe de santo do Estado à época, resistiu à invasão de seu terreiro e recebeu golpes de sabre durante o ataque. Devido à gravidade dos ferimentos, ela morreu meses depois.
Últimas notícias
Passageira de aplicativo morre após confronto na Linha Amarela, no Rio
Deputado Daniel lança livro com reflexões sobre desenvolvimento e justiça social durante Bienal
Lula vai despachar PL Antifacção ao Congresso com pedido de urgência
Prefeito Allan de Jesus participa em São Paulo da cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul 2025
Integrante do Comando Vermelho morre em confronto com a PM em Rio Largo
Colisão entre motos deixa mulher ferida na Avenida Menino Marcelo, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
