Detran participa de pesquisa nacional sobre o dia a dia de mototaxistas e motofretistas
Alagoas é o único estado do Nordeste na ação encabeçada pelo SEST SENAT, que contou com a participação de diversos órgãos de trânsito
Pensar em ações que evitem sinistros de trânsito e tragam mais qualificação para mototaxistas e motofretistas. Esse está sendo o intuito de uma pesquisa nacional promovida pelo SEST SENAT junto aos profissionais, e que conta com a participação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Alagoas. O início das discussões começou nesta terça-feira (06).
Alagoas é o único estado do Nordeste que está fazendo parte da pesquisa, que também passou pelas regiões do Sul e Sudeste, contemplando São Paulo e Rio Grande do Sul.
Para Edira Soares, chefe de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran e membro da Câmara Temática de Educação para o Trânsito do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), esse é um momento ímpar para contribuir mais efetivamente com o fortalecimento da profissão.
“Queremos formar motociclistas ainda mais conscientes, atualizados sobre a legislação e as normas de trânsito. Mas para tudo isso acontecer, precisamos ouvir e conhecer mais um pouco o dia a dia desses profissionais, para poder planejar cursos de qualificação, ações preventivas de sinistro de trânsito, sempre pensando em salvar vidas, que é o grande propósito do Detran de Alagoas”, afirmou Edira Soares.
Além do Detran, também estiveram presentes representantes do Batalhão de Polícia de Trânsito Rodoviário (BPRV), Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL), representantes da rede de concessionárias Honda e da Associação de Mototaxistas e Motofretistas de Alagoas.
De acordo com Christian Riger, analista de Desenvolvimento Profissional do SEST SENAT e membro da Câmara Temática de Educação para o Trânsito do Contran, as reuniões estão envolvendo os principais órgãos de trânsito, junto com os profissionais, para assim conseguir identificar as reais necessidades para o desenvolvimento de uma nova matriz curricular.
“Estamos buscando subsídios para propor uma nova matriz curricular para o treinamento de motofretista e mototaxistas, visando principalmente à segurança viária e a qualidade de vida desses profissionais. Por isso a importância de ouvir todos os envolvidos, para chegar a uma matriz curricular ideal para esses profissionais”, explicou o analista.
A pesquisa também foi realizada com os órgãos de trânsito, mototaxistas e motofretistas do município de Arapiraca e região, nesta quarta-feira (07), com o apoio das SMTTs de Arapiraca e São Sebastião.
Últimas notícias
Justiça confirma competência do Estado sobre totens de segurança
Roberto Carlos sofre acidente durante gravação de especial da Globo
Homem encontrado morto em motel de Arapiraca seria enfermeiro
Homem morre após se engasgar durante competição de comer melancia em resort
Motociclista morre após colisão frontal com carro na zona rural de Água Branca
Homem é morto a tiros em Teotônio Vilela
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
