Câmara de Maceió aprova fim da comercialização de fogos de artifícios com estampido
O projeto de lei da vereadora Teca Nelma foi aprovado com emendas do vereador Cal Moreira
A Câmara Municipal de Maceió aprovou, em segunda discussão, o projeto de lei que proíbe a utilização de fogos de artifício com estampido em todo o município. O projeto de autoria da vereadora Teca Nelma (PSD) representa um marco na defesa da inclusão e do bem-estar de pessoas com TEA, animais e toda a população.
A vereadora destacou a importância da iniciativa para a construção de uma cidade mais justa e acolhedora. "Foram três anos de persistência e hoje podemos celebrar essa vitória que é fruto da luta, principalmente, das pessoas com deficiência", comemorou a vereadora.
O projeto visa garantir a proteção de um público especialmente vulnerável ao barulho dos fogos: as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os estampidos podem causar sobrecarga sensorial, desencadeando crises que se estendem por dias e impactando negativamente a qualidade de vida desses indivíduos. Além disso, o barulho também afeta animais, provocando fugas, crises de pânico e até mesmo acidentes.

O projeto foi aprovado com três emendas propostas pelo vereador Cal Moreira (PV). As emendas determinam que a lei entre em vigor apenas dois anos após sua publicação; estabelecem multa de R$ 2.500 a R$ 50 mil para quem utilizar os artefatos; e permitem a produção de fogos barulhentos apenas para fins de exportação. Teca Nelma se posicionou contra as emendas, defendendo a aplicação imediata da lei e a necessidade de medidas mais rigorosas para garantir sua efetividade.
“É muito importante que todas as pessoas sejam respeitadas dentro das suas especificidades. Todos os anos, em períodos de grandes festejos, eu recebo denúncias de como o barulho dos fogos causa sofrimento para muitas famílias e cuidadores de animais”, relatou Teca.
Últimas notícias
Governador chama Renan Filho de “velhaco” após críticas sobre obras em Santa Catarina
Leonardo Dias denuncia que ambulâncias entregues por Lula ainda estão paradas
Moradores cercam casa e ameaçam babá acusada de agredir criança autista em Arapiraca
Polícia apreende cocaína, crack e maconha em Arapiraca
Mulher invade residência ao ser agredida pelo marido em Rio Largo
Homem é preso por agredir e ameaçar esposa por causa de discussão sobre enterro em Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
