Brasil

Igreja Católica propõe 'amizade social' como tema da Campanha da Fraternidade em 2024

Campanha da Fraternidade chega à sua 60ªedição neste ano. Iniciativa tem como objetivo "exercitar a caridade associada à reflexão e ação sobre um tema específico".

Por g1 14/02/2024 10h10
Igreja Católica propõe 'amizade social' como tema da Campanha da Fraternidade em 2024
Campanha da Fraternidade 2024 - Foto: Reprodução

A Igreja Católica inicia nesta quarta-feira (14) a Campanha da Fraternidade em 2024 com uma proposta de reflexão sobre 'fraternidade e amizade social' durante a quaresma – período entre a Quarta-feira de Cinzas e a Páscoa.

Na prática, com o tema "Fraternidade e Amizade Social", e o lema "Vós sois todos irmãos e irmãs", a Igreja Católica aborda especialmente sobre empatia. Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a proposta é de reflexão sob três perspectivas:

- Incentivar as pessoas a verem as situações de inimizade que geram divisões, violência e destroem a dignidade dos filhos de Deus;

- Impulsionar as pessoas a iluminar-se pelo Evangelho que as une como família;

- Agir conforme a proposta quaresmal, de uma conversão constante, promovendo o esforço para uma mudança pessoal e comunitária.

A Campanha da Fraternidade, que chega em sua 60ª edição neste ano, foi lançada oficialmente com uma celebração nesta quarta-feira na sede da CNBB em Brasília. No Santuário Nacional de Aparecida, o arcebispo Dom Orlando Brandes, repercutiu o tema em missa durante a manhã.

"Ter a iniciativa da reconciliação. Isso é a pura campanha da fraternidade. Fui ofendido, mas não tenho inimigos. É um irmão que me ofendeu, eu vou ao encontro do irmão para reconciliação. Esse tempo da gente reatar amizade com Deus, com as pessoas, e amizade com quem nos fez o mal", disse durante o sermão.

O que é a Campanha da Fraternidade?

A Campanha da Fraternidade surgiu em 1964 como uma proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) à igreja Católica para celebrar a Quaresma. Além das orações e do jejum, o objetivo é "exercitar a caridade associada à reflexão e ação sobre um tema específico".

Em 1964, o primeiro tema da Campanha da Fraternidade foi "Igreja em Renovação". Depois, a cada ano, um novo assunto ligado foi designado para que os católicos pensassem e agissem.

Partilha, reconciliação, saúde, trabalho, justiça, família, esperança e até tráfico humano já foram tema. Em 2022 a educação pautou as reflexões.