Alagoas tem redução de 37% de crimes violentos no Carnaval em 2024
Os dados de segurança pública do Carnaval foram apresentados em coletiva

Alagoas teve uma redução de 37% de crimes violentos no Carnaval em 2024, em comparação com o Carnaval de 2023. Os dados foram divulgados em uma coletiva de imprensa no Palácio República dos Palmares. Os números se referem aos casos das 18h da sexta-feira (09) até ao 12h da quarta-feira (14).
O governador Paulo Dantas destacou a queda de 16 para dez casos de crime violentos "Nós tivemos o melhor resultado comparando com todos os outros carnavais, que foram aferidos pela série histórica desde o ano de 2011/2012, o segundo melhor ano foi o ano de 2023”.
Dos dez casos de crimes violentos letais intencionais (que englobam homicídios, feminicídio e latrocínios), o maior número de casos foram no sábado de carnaval (10) e o menor foi na segunda-feira (12), na qual não foram registrados casos. Já quanto a localidade, cinco dos dez casos foram na capital alagoana, que representam um aumento de três casos em relação ao carnaval de 2023 e o maior desde 2020, onde naquele ano foram 15 crimes hediondos registrados em Maceió.
Assim como em 2022 e em 2023, não houve crime de feminicídio em Alagoas durante o Carnaval. Desde 2015, foram quatro casos de no Carnaval, sendo os últimos dois recentemente no Carnaval de 2020 e de 2021.
Quanto a apreensão, foram 17 armas de fogo e 6,3kg de entorpecentes apreendidos no período, uma diminuição no comparativo com o último que foram apreendidas 22 armas e 10kg de drogas.
Os roubos a pedestres também diminuíram de 59 para 44 casos, sendo 29 casos em Maceió. Já os roubos no transporte coletivos, se manteram constante e foram 4 casos registrados, assim como em 2023 e nenhum dos casos foi na capital alagoana.
Os veículos de passeio roubados no carnaval foram seis carros, que também representa uma diminuição de 2023, em que foram cinco veículos roubados e nenhum em Maceió. Já as motocicletas roubadas aumentaram de 13 para 17 casos e dez foram em Maceió.
Já as fatalidades em acidentes e afogamentos aumentaram no carnaval deste ano. Foram 11 acidentes de trânsito com vítimas registrados, superando os nove de 2023, e quatro afogamentos registrados, um caso superior aos três de 2023.
Com relação ao Corpo de Bombeiros, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros/AL, Coronel Verçosa, explicou a quantidade e os tipos de ocorrência “Tivemos um pico no sábado, com as faltas de energia, mas dentro do planejamento que a gente criou se reorganizou e conseguimos montar equipes extras. Fizemos vários cortes de árvores, desobstruindo vias de acesso e casos de árvores sobre casas.”
Paulo Dantas ressaltou a diminuição de alguns dos parâmetros de violência: “Os indicadores mês a mês vem melhorando e avançando. Essa área da segurança pública vem combatendo a criminalidade com efetividade, eficacia e eficiência”.
No entanto, o governador revelou que ainda não comemora os dados: “Só iremos comemorar esses números quando não tivermos mais roubos, quando não tiverem mais homicídios, quando tivermos cada vez mais uma educação que alcance todas as pessoas do estado".
Últimas notícias

Homem é morto a facadas pelo próprio irmão em Olivença

Homem é morto com tiros na cabeça no bairro Ouro Preto, em Maceió
Ex-funcionária de hotel na Jatiúca confessa crime e tem prisão preventiva decretada

Grave acidente entre caminhão e carro deixa quatro pessoas feridas na rodovia AL-220

MP pede cassação de liminar de prisão domiciliar a empresário que fugiu após condenação

Moradores de Pilar enfrentam caos no abastecimento de água e cobram providências da BRK
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
